Redação Portal Veneza
Com a expansão da pandemia do novo coronavírus e a necessidade da inclusão de procedimentos e protocolos de prevenção, a empresa JBS adotou medidas de combate à Covid-19, com objetivo de proporcionar segurança para seus colaboradores e prestadores de serviços.
De acordo com a Companhia, as medidas adotadas seguem as determinações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Entre as providências e os protocolos adotados, estão:
Grupo de Risco: Afastamento dos colaboradores que se encaixam nos grupos de risco – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tiverem indicação médica.
Transporte: Ampliação das frotas dos ônibus que fazem o transporte dos colaboradores e intensificação da higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens.
Saúde: Controle de temperatura dos colaboradores nas entradas dos turnos e vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.
Cuidados pessoais: Fornecimento de máscaras de uso obrigatório. Disponibilização de sabonetes, sanitizantes e de álcool em gel nas áreas comuns.
Higienização: Desinfecção diária das instalações com registros a cada realização.
Distanciamento: Regras para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores e demarcação de intervalos de espaços e controle de acesso nas portarias e nos vestiários das unidades.
Refeições e descanso: Criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas, com reorganização dos espaços de descanso. Nas refeições, implantação de regras de distanciamento, com instalação de divisórias e sinalizações visuais.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Implantação de novos equipamentos de proteção como máscara tipo ninja e outras de proteção total do rosto.
PROTOCOLO DE EMERGÊNCIA
Além disso, houve a criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador da JBS teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e apoio a ele e seus familiares, com acompanhamento integral até seu restabelecimento.
Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador será afastado de suas atividades. Na sequência, a empresa inclui como protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.