Por Willians Biehl
Réptil foi encontrado por moradores no início da noite dessa segunda-feira.
Militares do Corpo de Bombeiros de Forquilhinha, foram acionados por volta das 20h dessa segunda-feira, 1, para capturar um filhote de Jacaré-de-papo-amarelo, de aproximadamente 50 centímetros. O animal foi encontrado por moradores na Vila Macarini em Criciúma, próximo ao limite com Nova Veneza.
Ao chegarem no local os bombeiros encontraram o bicho já imobilizado por moradores, que por segurança, passaram uma fita adesiva na boca do animal. Ele foi recolhido e levado até o quartel do Corpo de Bombeiros em Forquilhinha, e nesta terça-feira, 2, entregue aos cuidados da Polícia Militar Ambiental de Maracajá.
Como estava saudável, o jacaré acabou sendo solto em um local não revelado. Um indivíduo adulto mede em média cerca de 2 metros, mas já foram registrados animais excepcionalmente grandes com até 3,5 metros.
Em 2018 circulou nas redes sociais a foto de um jacaré de tamanho maior, próximo a um açude, no bairro Fenali em Nova Veneza. A região fica relativamente próxima ao local onde o filhote acabou sendo encontrado nessa segunda-feira.
Conforme o biólogo João Gava Just, é provável que o aparecimento do bicho na região, seja por introdução. “Existem vários relatos de soltura de jacaré por aqui. Antigamente nossa região era propícia à ocorrência desse bicho, mas não se tem relatos científicos comprovando a ocorrência natural dele na região de Nova Veneza. Hoje em dia ele ainda ocorre nas lagoas do litoral, sendo encontrado até em arrozais daquela região, mas é incerta a ocorrência natural desse bicho em Nova Veneza,” afirmou Just.