Irmã Inácia Zanelatto, importante figura em Nova Veneza, é homenageada com nome de rua

A última sessão da Câmara de Vereadores, 21 de março, homenageou uma mulher importante para a história de Nova Veneza. A Irmã Inácia Zanelatto foi uma religiosa da Congregação da Divina Providência por 73 anos. Nascida em 14 de fevereiro de 1928, em Nova Veneza, ingressou na congregação aos 16 anos. Irmã Inácia era conhecida por sua dedicação à oração e sacrifício e seu amor pela vida.

Essa mulher fez a diferença nos tempos mais difíceis do Hospital.

Vereador Aroldo Frigo Junior

Ela trabalhou em hospitais, orfanatos e lares de idosos e era uma parteira habilidosa que passava noites sem dormir ajudando mulheres grávidas. A Irmã Inácia faleceu em setembro de 2021, aos 93 anos, deixando um legado de abnegação e dedicação à sua congregação.

Em homenagem a esta bela história, foi aprovada pelos vereadores uma Lei, proposta pelo vereador Aroldo Frigo Junior, que institui a rua em frente ao Hospital São Marcos como rua Irmã Inácia Zanelatto. “Essa mulher fez a diferença nos tempos mais difíceis do Hospital. Muitas famílias foram ajudadas, muitas crianças que lá nasceram passaram pelas mãos da irmã. Por isso decidimos por esse reconhecimento, ela merece todas as homenagens possíveis”, declarou Aroldo.

Irmã Inácia Zanelatto

Familiares da Irmã Inácia, o prefeito Rogério Frigo e o vice Elzio Milanez também prestigiaram a sessão. De volta à presidência da Casa Legislativa, Maykon Michels também se pronunciou. “Eternizar esse nome é uma das formas que nós temos para contribuir com a conservação da história. Com prazer denominamos a Rua Irmã Inácia Zanelatto”, afirmou.

Por Flávia Bortolotto