Ipê-amarelo: árvores nativas que atraem pássaros

Árvores podem servir como importantes fontes de alimento, deslocamento e abrigo para vários tipos de animais, principalmente em locais com pouca vegetação disponível. No sul do Brasil, temos inúmeras espécies de árvores muito atrativas para pássaros silvestres, por exemplo. Assim, com o objetivo de popularizar as “árvores nativas que atraem pássaros”, lançamos aqui o terceiro artigo dessa série encabeçada pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, a FUNDAVE.

A árvore da vez é o ipê-amarelo, conhecido e admirado pelos moradores de Nova Veneza pela sua exuberância e beleza na época de floração. Mas se engana quem pensa que esse nome corresponde apenas à uma espécie. Na natureza, existem diversas espécies que popularmente são chamadas de ipê-amarelo e, em Nova Veneza, as mais encontradas são aquelas de nomes científicos Handroanthus umbellatus e Handroanthus chrysotrichus. Difícil de pronunciar, não é mesmo? Então, para simplificar, neste artigo iremos nos referir às duas espécies apenas como “ipê-amarelo”.

Essas árvores são nativas da Mata Atlântica e podem ser encontradas nas regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil, sendo muito utilizadas na arborização urbana devido à sua beleza. Suas alturas máximas variam de 10 a 30 m de altura e sua floração ocorre de julho a setembro, com flores amarelas vibrantes que atraem diversos animais polinizadores, como abelhas e beija-flores.

Ipê-amarelo: árvores nativas que atraem pássaros
Detalhes das flores de ipê-amarelo encontrados em Nova Veneza © João Gava Just.

A importância do ipê-amarelo para as aves

Além de embelezar nossas praças, quintais, ruas e sítios, os ipês-amarelos também são muito atrativos para a fauna. Durante o período da sua floração, que ocorre no inverno, existe uma grande oferta de alimento e as aves aproveitam essa abundância de flores para se fartarem. Algumas, como os beija-flores, procuram pelo seu néctar, enquanto outras, como os sanhaços e periquitos, se alimentam das pétalas. Em alguns locais, até mesmo os grandes e duros frutos dos ipês são aproveitados por aves de bicos fortes, como os papagaios, os tucanos e as araras.

Ipê-amarelo: árvores nativas que atraem pássaros
Papagaio da espécie Amazona aestiva flagrado em Florianópolis procurando frutos de ipê-amarelo © Fernando Farias.

Aves que se alimentam do ipê-amarelo em Nova Veneza

Para entendermos melhor quem são as aves que visitam os ipês-amarelos em busca de alimento em Nova Veneza, foram feitas observações com uso de binóculos e câmeras fotográficas na região do Centro, Caravaggio e Parque Natural Municipal Xokleng. No entanto, esperamos que com mais horas de observação em lugares diferentes, a lista de visitantes do ipê aumente. Abaixo, segue a relação de espécies de aves observadas utilizando as flores do ipê-amarelo como recurso alimentar em nosso município:

1. Beija-flor-cinza (Aphantochroa cirrochloris)

2. Beija-flor-de-banda-branca (Chrysuronia versicolor)

3. Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis)

4. Beija-flor-de-garganta-verde (Chionomesa fimbriata)

5. Beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis)

6. Beija-flor-preto (Florisuga fusca)

7. Cambacica (Coereba flaveola)

8. Encontro (Icterus pyrrhopterus)

9. Periquito-rico (Brotogeris tirica)

10. Saí-azul (Dacnis cayana)

11. Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca)

Ipê-amarelo: árvores nativas que atraem pássaros
Exemplos de beija-flores que visitam as flores do ipês-amarelos. Em sentido horário: beija-flor-de-fronte-violeta, beija-flor-de-garganta-verde, beija-flor-cinza e beija-flor-de-banda-branca. Todas estas fotos foram feitas em um quintal no bairro Bortoluzzi, Nova Veneza © João Gava Just.

Os ipês-amarelos são as árvores mais procuradas pela população de Nova Veneza durante os eventos de entregas de mudas realizados pela FUNDAVE e, desde setembro de 2019, já foram doadas cerca de 500 mudas no município. A ideia das doações é deixar o município mais verde, florido e atrativo para os pássaros.

Plante você também árvores frutíferas e floríferas nativas, observe os pássaros e ajude a promover a conservação da nossa fauna e flora! Para maiores informações, entre em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE), na Rua José Canela, n. 64, centro de Nova Veneza, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no telefone (48) 3436-5273 e/ou e-mail: fundave@novaveneza.sc.gov.br.

Por João Paulo Gava Just e Júlia Gava Sandrini (FUNDAVE)

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!