Inquérito Civil que apurava irregularidades na gestão do ex-prefeito Evandro Gava é arquivado pelo Ministério Público

O ex-prefeito Evandro Gava foi alvo de uma representação protocolada por vereadores de oposição em 2015, alegando supostas irregularidades nas despesas com abastecimento de caminhões. O inquérito civil estava em tramitação junto ao Ministério Público de Santa Catarina desde então onde foi arquivado em razão da inexistência de improbidade administrativa.

Em que pese um outro procedimento estar em andamento junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, apurando despesas consideradas irregulares com abastecimento de dois veículos, o Ministério Público não encontrou provas suficientes para o indiciamento do ex-prefeito por suposto crime na execução das despesas ou para processá-lo por improbidade administrativa. Para Evandro, a decisão do Ministério Público eliminou os riscos de enfrentar um processo penal ou por improbidade e de ficar inelegível.

O arquivamento do inquérito civil foi interpretado pelo ex-prefeito como uma vitória e uma prova de que as instituições públicas responsáveis pela Justiça são conduzidas por pessoas capacitadas e independentes, que não dependem de indicações políticas para atuar. “No Tribunal de Contas pretendo ir até a última instância para apresentar minha defesa e mostrar a verdade dos fatos”, acrescentou.

A decisão do Ministério Público encerra o inquérito civil que envolveu o ex-prefeito e atual vereador Evandro Gava e esclarece as acusações de supostas irregularidades nas despesas com abastecimento de caminhões. Embora a condenação no Tribunal de Contas tenha sido mantida, o arquivamento do inquérito civil processo garantiu a sua liberdade e a preservação de seus direitos políticos.