Na última sexta-feira, 03, foi inaugurada a passarela denominada de Ayrton Brandão que interliga sobre o Rio Mãe Luzia os municípios de Nova Veneza na localidade Jardim Florença com Mãe Luzia na vizinha Criciúma.

Com quase cem metros de comprimento a passarela metálica ficou uma verdadeira obra de arte, tornando atrativo turístico. Ambos os acessos também foram ornamentados.

O lado neoveneziano ganhou pavimentação, iluminação, ornamentação e um memorial alusivo a obra e ao homenageado, o saudoso Engenheiro Ayrton Egídio Mattos Brandão.

Devido a pandemia a inauguração foi restrita o numero de pessoas em comprimento as normas de segurança. Mesmo com as restrições foi um momento histórico e emocionante com a presença do prefeito municipal Rogério Frigo e sua equipe de linha de frente, legislativo, prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, deputada federal Geovania De Sá, arquitetos responsáveis, construtores, representantes das comunidades e da família do homenageado.

Dona Genésia Savi Minatto Brandão esposa do Ayrton Brandão com seus noventa anos na noite de muito frio marcou presença. Discurso das autoridades e do empresário Ricardo Brandão filho do Ayrton encerrou o ato inaugural com descerramento do belíssimo memorial composto por uma gigante pedra de granito da cor branco siena, doada pela família Brandão.

A pedra veio do estado do Espírito Santo, terra de origem do Ayrton Brandão que residiu aqui no sul desde 1954. Duas placas de pedra usinada pela Ornamentto/Bmnt sobre a pedra registram dados oficiais da passarela. “Bela opera!!!”

Manja la menestra, o saltar par la fenestra

“Manja la menestra, o salta par la finestra” é um antigo provérbio na língua Vêneta que traduz “você come essa minestra o sai daqui pela janela”. Mas este é o titulo da segunda live cultural Bmnt produzida e apresentada por este colunista e pelo empresário Sanciro Ghislandi da Rede Bistek de supermercados que está dando o maior apoio juntamente com outras empresas patrocinadoras.

A live valoriza o étnico e tem participação de pessoas de vários pontos do mundo. A live acontece nesta sexta-feira dia 10 de julho a partir das 20 horas no Youtube Nicola Gava Bmnt e no Facebook também Nicola Gava Bmnt.

A cada duas semanas uma nova edição da live com a participação ao vivo de um grupo musical italiano da nossa região, nesta será o folclorístico Roba Da Ciode e na gastronomia ao vivo no fogão a lenha a receita para fazer uma deliciosa “menestra”.  “Da no perder ‘sta live!!!”

Via dei imigranti

A rua mais antiga de Nova Veneza que corta o centro da capital mundial da polenta de leste para o oeste, denominada de Rua dos Imigrantes em alusão aos imigrantes  italianos está sendo transformada.

Em torno de 265 metros desta centenária histórica via está sendo revitalizada com humanização para maior segurança dos pedestres que circulam nos comércios e aos turistas. No local, adição de estar e permanência confortável com os pergolados, bancos, floreiras e lixeiras sempre dentro da proposta arquitetônica da nossa italianíssima Nova Veneza.

Assim o cuidado com o embelezamento de Nova Veneza não fica só na área central, estamos construindo e revitalizando em todo o nosso município, afirma o prefeito Frigo. “Una bela via!!!”

La bela de la setimana

Neoveneziana Rafaela De Mattia a nossa bela e simpaticíssima engenheira agrônoma especializada na área ambiental. “Bela, altro che bela!!!”