Marcelo Branco

Impressiona como tem programas televisivos de gastronomia

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

FÚNEBRES – Nova Veneza anda bem à frente aqui na região em certos assuntos. No dia de finados foi inaugurada uma obra no cemitério que foi um belo muro de pedra e um portal custeado por um neoveneziano  Américo Sachet que mora noutro estado e quis presentear seu município com esta obra.

Teve discursos, cantoria e foi um dia alegre. Outro fato inusitado ocorrido foi a inauguração da Praça Tio Vito no Bairro Bortoluzzi que homenageou, Victor Gava, figura querida da cidade e região que faleceu ano passado de acidente de carro, indo para a  sua fazenda na serra. Na solenidade teve gaita e cantoria gauchesca, estilo que Gava adorava e que o marcou como sendo uma pessoa alegre.

VIDA IMITA ARTE – A história da possível casa mortuária de São Bento Alto nos lembra de uma série televisiva da Globo que era o “Bem Amado”, passada há várias décadas. O prefeito da cidadezinha de Sucupira, interior da Bahia, era Odorico Paraguassú, interpretado pelo saudoso Paulo Gracindo.

Ele queria inaugurar o cemitério local para cumprir seu plano de governo mas não morria ninguém. Por aqui depois de várias discussões entre a prefeitura e a comunidade de São Bento Alto foi decidido que depois de concluída a reforma da antiga escola, o Caep vai fazer dele um centro para múltiplo-uso, já que teve quem disse que quando morresse não queria ser velado neste local.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Impressiona como tem programas televisivos de gastronomia, tanto na TV aberta quanto na fechada. Eu já frequentei por alguns meses um curso básico de cozinha,  e tive a noção de como é difícil fazer uma comida boa, no ponto e bem equilibrada de temperos. A gastronomia mais elaborada,  então,  nem se fala. Cozinhar realmente é uma arte.

_Muito interessante o espaço do neoveneziano Ricardo Ghisleri no Portal Veneza que retornou ao trabalho como caminhoneiro pela Europa e faz seus relatos por onde passa e às vezes com detalhes da história local. Confira.

_A Auto-elétrica Maranata, do Alex, que fica numa das salas do antigo auto-posto São Marcos. Gostei do seu trabalho pois fui muito bem atendido, conhece bem o assunto e esclarece o que foi ou precisa ser consertado. Fone/zap: 99843-2984. Confira.

_Tem a velha máxima de que “saúde” é tudo, e mediante isso nos assusta quando sabemos que pessoas próximas ou bem conhecidas que estão lutando com graves doenças. Desejamos que se restabeleçam rapidamente.

_Está chegando a hora da grandiosa festa de Nossa Senhora de Caravaggio que reúne milhares de pessoas, muitos são devotos. Neste ano foram realizadas obras no entorno do santuário que o deixaram mais agradável e “clean” mas o que mais importa mesmo é a fé pois muitos vão neste local para pedir apoio à Nossa Senhora. Será a 68ª edição da festa.

_As médicas cubanas Ada Irkis e Yaneya Silot que permaneceram por aqui e agradaram bastante, inauguraram um belo espaço que se chama “Rio Vida” Naturopatia,  que fica numa sala no prédio em frente à prefeitura. Fui lá conhecer o local que oferece vários atendimentos e conta com uma equipe especializada. Confira.

_Com o início da Série B, muitas destas equipes que vem enfrentar o Tigre vão se hospedar no Hotel Bormon. Na sexta-feira encontrei alguns integrantes do América de MG na cidade pois jogaram no sábado com o Criciúma EC.

_Agora a Casa da Minestra reabriu nas sexta-feiras. Ela fica na entrada da cidade e serve esta iguaria da culinária dos imigrantes italianos que é apreciada por muita gente.

NA POLÍTICA

_O emedebista ex-presidente Michel Temer e um de seus principais assessores voltaram para a prisão num dia e saíram no outro. Lamentável.

_O PSL tinha reunião na última semana para tratar da repercussão da montagem da sua executiva e das tratativas visando o fortalecimento do partido no município.

_ O secretário estadual de educação, Natalino Ugioni, que é natural de Rio Maina, esteve visitando o Colégio Abílio, conversando com os professores, alunos e funcionários.

_ As Inscrições para a eleição de conselheiros tutelares vão até o dia 24. São cinco vagas disponíveis para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024. As inscrições podem ser feitas no CRAS, localizado no bairro Bortolotto, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Os moradores do Bairro Eliza serão contemplados nos próximos dias com o início da construção de uma praça ao lado do CRAS. O custo da obra é de R$ 210.877,07, com recursos próprios e a empresa vencedora foi a Construtora Nelgui Ltda EPP. O novo espaço terá academia ao ar livre, playground, quadra de vôlei e estacionamento. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira, 14.

Os moradores do Bairro Eliza serão contemplados nos próximos dias com o início da construção de uma praça ao lado do CRAS. O custo da obra é de R$ 210.877,07, com recursos próprios e a empresa vencedora foi a Construtora Nelgui Ltda EPP. O novo espaço terá academia ao ar livre, playground, quadra de vôlei e estacionamento. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira, 14.

O distrito de Caravaggio se prepara para a 68ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio em Nova Veneza. As comemorações iniciaram na sexta-feira, 17, com a celebração eucarística da primeira novena e a inauguração da nova iluminação da praça do entorno do Santuário, primeira parte da obra. 

Marciano, Edvar, Luan, Eduardo, Michel, Joacir, Ismael, Pedrinho e Moacir,  da filial da Coopersulca de Rio Cedro Médio, Nova Veneza.

Fernando, Rodrigo, Rafael, Márcio, Robson, Renato e Odair, da filial de Forquilhinha.

O jovem Fernando Colombo Frassetto é o gerente comercial e de marketing da empresa Infoway que teve sua qualidade reconhecida através de prêmio conquistado recentemente.

A antiga reivindicação que é a ligação asfáltica total entre Nova Veneza e Siderópolis, dos municípios será realizada. A prefeitura de Nova Veneza vai asfaltar até na Igreja do “Cristo” e a de Siderópolis vai asfaltar de São Martinho até este trecho, ligando os vizinhos municípios.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.