Em reunião na noite da última segunda-feira, 12, nas dependências do Instituto Sagrada Família no Centro de Nova Veneza, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, atual mantenedora do Hospital São Marcos, comunicaram a autoridades e membros da sociedade, que a partir do próximo dia 30 de maio, a Gestão Técnica e Administrativa do Hospital será repassada para o Instituto de Saúde e Educação: Vida, entidade filantrópica que administra várias unidades de saúde nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no mesmo modelo de parceria que será adotado em Nova Veneza.
A parceria adotada será uma espécie de locação do hospital, pois o Instituto Vida assume a parte administrativa, inclusive a contratação de pessoal, o prédio e equipamentos continuarão sendo de propriedade das Irmãs. Segundo os envolvidos no processo, não haverá paralização de nenhum serviço à comunidade durante o período de transição.
Segundo a Ir. Narcisa Paseto, a congregação das irmãs beneditinas já havia tomado a decisão desde o ano 2000 em se dedicar a somente a administrar instituições de sua vocação, ou seja, escolas e orfanatos.
“As Irmãs Beneditinas não irão abandonar nenhuma instituição de saúde, iremos continuar ajudando, mas a congregação não irá mais assumir instituições de saúde,” revelou Narcisa.
Com a troca se espera uma melhor gestão do hospital, maior gama e qualidade nos serviços oferecidos à população.
Agora só falta trocar certo médicos. Se é que podemos chamar de médicos :(