Carlos Cypriano João

Em homenagem aos Bombeiros

Meu avô Mané João era mineiro, meu pai também e alguns de meus primos atuaram nas carboníferas da região, conhecidas como minas de carvão. Eu para não ficar de fora desta sequência harmoniosa da família, ingressei numa destas empresas e permaneci por lá por algum tempo. Por lá fiz bons e agora velhos amigos, e aprendi com eles além da atividade laboral, o “pulo do gato” na segurança lá de baixo.

Sabem que existe uma máxima, para quem trabalha nestes locais, todos herdam pseudônimos e levam consigo pelo resto da vida! Se você teve sorte de ser um de nós, e pensa que não tem apelido, ledo engano, têm sim! Isso vai do “Furador” ao dono da mina.

Anos depois já Bombeiro, apareceu a mesa do comandante uma solicitação de palestra de atendimento pré-hospitalar/primeiros socorros na mesma carbonífera onde atuei. Essa parceria foi e é uma constante entre as instituições, só que para eu, seria o primeiro contato com a empresa após ter saído de lá.

Havia data e hora marcada para chegar, e no dia estavam à minha espera 25 mineiros na mesma sala de aula onde fui discente. Me apresentei ao grupo como de costume e iniciei a palestra. Mas desde o começo percebi uma movimentação ao fundo da sala e por uma ou duas vezes pedi atenção. Na verdade, eu já sabia o porquê da inquietude!

Em meio a apresentação um dos cinco que estavam agitados lá atrás, pediu licença e disparou: “seu” Bombeiro, a gente tá achando o senhor parecido com um amigo nosso … fiquei calado por algum instante, olhei para eles e me aproximei da última fila onde estavam. Aí surgiu a pergunta: por acaso o senhor não é o Aguinha!!!? … respondendo e apontando um por um, disse: Patrola, Satélite, Nego, Restolho e Garfo Doido!! Sim eu sou o Aguinha!! Em meio a prantos todos nos abraçamos enquanto Patrola falava em alto e bom som … o Aguinha agora é gente fina!! A palestra acabou por ali mesmo, mas a alegria e o choro continuaram, afinal, eles eram a minha “guarnição” na mina!!

Entre tantas histórias vivenciadas na caserna, por eu e outros colegas, escolhi esta para homenagear a todos os bravos heroicos em seu dia! Parabéns aos homens e mulheres do fogo pela passagem do 02 de julho, dia dos Bombeiros e Bombeiras do Brasil!

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.