O HIIT, treinamento intervalado de alta intensidade, tem sido muito utilizado nos tempos atuais. Seus protocolos se baseiam em treinos com curtos estímulos e de alta intensidade de execução.

Uma de suas grandes vantagens é de poder realizá-lo em um curto espaço de tempo, existindo protocolos menores que 10 minutos totais de treinos por exemplo.

Para muitas das pessoas que possuem dificuldades em relação à falta de tempo, o HIIT surge como uma ótima estratégia, desde que, bem orientado, podendo ser realizado com as mais variadas modalidades de exercícios possíveis.

Pode ser adaptado e aplicado aos vários níveis de aptidão física dos seus praticantes.

Comparativamente a outros treinos mais tradicionais o HIIT promove um maior dispêndio calórico especialmente no período pós-exercício pois existe uma maior captação de oxigênio e permanece elevada durante um período prolongado quando comparado a um treino contínuo.

Existem vários protocolos a seguir, no entanto, o mais indicado é aquele quê aproxima-se ao máximo de suas necessidades, ao seu estado físico e suas restrições.

Antes de iniciar qualquer programa de treino, seja o mais tradicional ou HIIT, coloque como atenção primária, a segurança e o bem-estar. Busque fazer uma avaliação cardiológica e encontre um profissional de educação física para elaborar um programa de treinamento que permita controles ideais de cargas, volume, descanso e intensidade adequada á você.

Dentre várias modalidades já existentes o HIIT é uma delas, sendo bem direcionado poderá trazer bons resultados, sem necessariamente precisar de um grande tempo de execução.

Bons treinos, invista em seu objetivo!