Ave, Venezia !
Novembro traz em sua chegada a lembrança de todos aqueles que já partiram e tem no dia de finados uma pausa na corrida desenfreada do dia a dia para saudarmos os entes queridos que revivem em nossas memórias.
Recentemente em Nova Veneza a rotina foi quebrada com a perda inesperada de pessoas que eram imensamente amadas em seu convívio social e familiar; falo do Genésio “Baio “ Bortolotto e do Sr. Severino Sachet que nos deixaram sem aviso prévio e com enredos dignos da ficção em seus desenlaces.
Acredito que há uma certeza após a morte, é a que viveremos enquanto formos lembrados e com certeza o Baio e o Severino viverão por muuuito, muuuito tempo… Muitas vezes me perguntaram se tenho medo da morte; na verdade não há porque temermos a “dama de negro”, ela é a mais democrática das instituições e todos nós já à temos como companheira desde nossa concepção pois vivemos e morremos um pouquinho todos os dias.
O que tenho é uma imensa curiosidade a respeito do “outro lado” se é que há um “ outro lado” ( minha esperança é que lá tenha ar-condicionado, cortina de blecaute e controle remoto…). Quanto mais leio, ouço e observo mais chego a conclusão que as religiões ( são mais de 10.000 em todo o mundo, cada qual com seu caminho…) são uma estratégia inteligente que a humanidade buscou para conviver com a finitude da vida….
FESTA DA FAMÍLIA GAVA
Gente ! Quanta gavarada…! Este Domingo, 04 de novembro, foi marcado pela realização da Segunda Festa da Família Gava. Os “ teston” lotaram o Centro Comunitário da Igreja Matriz São Marcos. Com muita comida , bebida (ajudados pelo calor, a cerveja desceu fácil…) , dança, música , sorteio de brindes, café colonial e aquele clima de confraternização a fama de “festeiros“ foi plenamente justificada. Digna de nota, também foi a presença de muitos membros de outras localidades, até de São Paulo e do Espírito Santo ( que contava em sua delegação, inclusive com uma senhora no esplendor de seus oitenta e seis anos..).
Outro momento marcante foi a manifestação do Prefeito Eleito Evandro Gava que de maneira concisa e objetiva destacou a trajetória da família e a importância desta festividade. Com certeza o trabalho admirável ( e é muito trabalho….) de todos os membros da comissão organizadora é digno dos maiores elogios ( que bom que ainda encontramos pessoas que sobrepõem o coletivo ao individual…). Agora o “povo “ todo já está esperando a terceira edição…
FUTEBOLANDO
Fortes emoções em nossos campos e também fora das quatro linhas. Em nossos campos ( escuros campos….) da Sede e de São Bento Baixo rola o Campeonato Municipal de Futebol Suiço com várias equipes nas categorias Aberto, Senior , Sub-18 e Quarentão. Estamos na fase inicial de classificação.
Já no Centro Esportivo do Januário Moro em São Martinho acontece nas tardes de Sábado o Tradicional e divertido Campeonato das Torcidas onde aficionados do Flamengo, Grêmio, Inter, São Paulo, Palmeiras e Criciúma se digladiam (as vezes, se digladiam mesmo…) com muita intensidade para tudo acabar no fim da tarde na festa do bar.
Na LARM o Metro,com muito esforço e não muita qualidade obteve a conquista da vaga na divisão de elite para o próximo ano mesmo prejudicado com a punição da perda de três mandos de campo que resultaram na efetuação de apenas um jogo no Darci Marini em toda a competição. Com a vitória eleitoral de Evandro Gava está projetada a volta dos irmãos Sanciro e Walter Ghislandi para comandarem o vermelhão na próxima temporada.
Uma reunião preparatória já ocorreu e a nova diretoria ao que parece será escolhida e formada em Dezembro. Por outro lado o Sub-20 faz boa campanha, eliminou a Carbonífera Criciúma em jogos duríssimos e agora após perder por um a zero neste domingo para o Cocal do Sul precisa no próximo final de semana reverter este resultado.
Se conseguir estará na grande final. O Caravaggio, por sua vez, foi eliminado pela Carbonífera Criciúma em dois jogos sensacionais e agora reagrupa suas forças para 2013 contando com a saída do Presidente Dionísio Spillere que realizou um ótimo trabalho e a presença de novidades na linha de frente dos “ azuis “.
Vou ficando por aqui, agradecendo, de coração, a todas as manifestações que recebi sobre a coluna anterior e torcendo, torcendo muito para que na próxima já possamos comemorar o ingresso do Criciúma na série A do Brasileirão e de lambuja o rebaixamento do Figueira…
Ciao, Bellos !
VC. esta cada dia melhor.
Agradeça a Deus esse (dom) de se expressar com clareza e beleza…Parabéns!
Fala, bonito!!!!! Sempre me divirto muito com teus escritos, que vem com umas boas pitadas de humor, seriedade e grandes tiradas! Quero registrar que tenho certeza da vida apoós a morte, pois creio em Deus como nosso Pai e creio que Ele é justo. Se não houver nada lá, a justiça divina não teria sentido!!!! E a gavarada, hem???? Só imagino a loucura que foi! Precisou de muito espaço para comportar os “teston”!!!!! Só o Centro Comunitário, mesmo!!!! Quanto ao Criciúma, o treinador insiste em não usar a prata da casa… Quando perceberem o que estão perdendo, poderá ser tarde demais… (me refiro ao teu filho, André Gava!!!!)Super abraço, meu amigo!!!!
HEIRON BORBA,MUITO BEM PENSADO O QUE ESCREVES NESTE SEU ESPAÇO, MAS NÃO PODIA DEIXAR DE “COBRAR” DE VOCÊ,O ESQUECIMENTO DO MEU CORINTHIANS RSRSRS….POIS SE NÃO É O MAIOR CAMPEÃO É UM DOS MAIORES. ESTOU FALANDO DO CAMP. DE TORCIDAS EM SÃO MARTINHO. MAS VALEU HEIRON BORBA, UM FORTE ABRAÇO,TUDO DE BOM !
Oi meu amigo tu é fera para escrever,a cultura chegou e parou em ti mesmo,,entre a materia passada e essa dispensamos comentarios.
um grande abraço de quem te preza e considera muito,valeu mesmo……….beijos…