Hieron Borba – Após um período de travamento intelectual onde a tela do computador teimava…

Hieron Borba - Após um período de travamento intelectual onde a tela do computador teimava...Ave, Venezia !

Após um período de travamento intelectual onde a tela do computador teimava em continuar branca e imaculada mesmo com um imenso esforço da minha parte em preenche-la, estou voltando. Acho que o Período Eleitoral e suas inimagináveis agitações contribuíram para “ as parcas idéias “ resolverem voltar a aflorar.

Realmente Nova Veneza vive de quatro em quatro anos uma febre de vida e emoção que vai aos poucos contagiando a população. No começo do processo todos dizem que não querem saber de Política , que tanto faz quem vencer, etc… ai a coisa vai esquentando , esquentando e nos últimos dias parece que o mundo foi dividido em facções rivais, os xiitas e os outros, sunitas.

É um tal de dizer que o “outro lado”‘ está jogando sujo, manipulando pesquisas, comprando votos, forçando a barra para obrigar os coitadinhos dos eleitores a votar e assim vai… Já os candidatos do preferente são uns anjos de luz , cordeiros sacrossantos, vítimas de todo o mal e incapazes de sequer proferir um só palavra raivosa…além é claro de honestos, inteligentes , capazes , sábios e se bobear até bonitos. É interessante porque este processo se repete a cada Eleição. Imediatamente após os resultados serem apurados ocorre uma explosão apocalíptica e vulcânica dos vencedores.

É como se fosse uma imensa porororoca varrendo a cidade com as cores e sons dos eleitos ( inclusive as festas contam com expressiva participação de pessoas que votaram contra mas metamorfoseiam-se em aliados) . Já os perdedores se refugiam em suas casas ou praias ou serras e ficam a remoer os números, apontando culpados e caçando traidores… é o ciclo do perde e ganha , só mudam os nomes porque os personagens e situações são sempre os mesmos. Passados uns dois meses a coisa esfria e a vida volta a normalidade….

Pois bem, nesta vez a vitória sorriu para Evandro Gava e Sérgio ( Zé ) Spillere que conseguiram uma expressiva vantagem de mais de oitocentos votos sobre o Marcos Spillere e Evandro Boaroli. ( dizem que o candidato ideal seria o Evandro Spillere já que resultaria de um consenso “nomistico” entre as chapas concorrentes ). Numa avaliação pessoal, fria , desapaixonada e imparcial, mesmo não me envolvendo a fundo no processo foi perceptível que a candidatura do 11 foi se avolumando nas últimas semanas e principalmente na sede o espírito de mudança tomou conta.

Pude observar, inclusive que vários e vários moradores, até então, simpatizantes ferrenhos do 45 em pleitos passados abraçaram a olhos vistos a camisa do 11. Por tudo o que vi minha maior surpresa foi no Distrito do Caravaggio onde mesmo sendo da “casa”, tendo família numerosa e inequivocamente tendo como respaldo ser um empresário de grande sucesso e talento , Marquinhos não consegui amealhar um número expressivo de votos.

Alguns fatores colaboraram para a vitória de Evandro : – campanha baseada na humildade e na visita casa a casa ; enfoque no segmento juventude; enfoque em melhorias na saúde, simpatia do vice-prefeito, distribuição geográfica que não deixou a chapa majoritária a descoberto na sede, percistencia do Evandro , que mesmo tendo sido “ boi de piranha “em eleições anteriores, não desistiu e mais uma vez colocou “ a cara para bater”, sentimento de procura por mudança que é normal após um longo período de um partido no poder, além é claro do bom desempenho pessoal do candidato a prefeito em todos os eventos que participou.

Agora é inegável para qualquer um que não seja movido por paixão mas que siga somente a razão que o Prefeito Rogério Frigo muito fez por nossa terra e ao lado de Toni Búrigo, Sérgio Ghislandi e Genésio Spillere também fez uma gestão que será valorizada e lembrada no futuro. O valor de obras como o asfalto ao São Bento Baixo, a criação e consolidação do Carnaval de Veneza, a valorização da Terceira Idade, a construção do Palácio das Águas, a construção de creches , o pontapé inicial para a Industria do Turismo, a manutenção do Pronto Socorro do Hospital São Marcos, entre muitas outras realizações terá sua justa medida com o decorrer do tempo.

Quanto ao Evandro, é um jovem idealista, sonhador mas que ao que parece também, paradoxalmente, tem os pés no chão ( e as vezes nos pedais da moto… ) , me dá a impressão que se preparou para o imenso desafio da mudança e vai se cercar de pessoas competentes para conseguir êxito em sua missão.

Começou de maneira muito adequada, não sumiu mas sim continuou com a mesma rotina de vida, fazendo as mesmas coisas e convivendo com as mesmas pessoas e nos mesmos lugares onde sempre esteve…legal ! Também, assim como o Géio tem na Neni uma primeira dama batalhadora e muito eficiente com certeza a Ticiana por sua inteligência e personalidade será uma ótima companheira. Acredito que ele tem muito a fazer , principalmente em segmentos como o Esporte e a Juventude que podem ser melhorados além de dar sequência em bons trabalhos como os já existentes na Saúde e Cultura e Turismo.

Espero que logo de inicio não tenha que enfrentar a grande crise do setor avícola e que consiga reverter a evasão de empresas de nosso munícipio, o que devido a guerra fiscal não será uma tarefa fácil. Assim é o estado das coisas : a continuidade tem a vantagem de já encontrar tudo arrumadinho , a máquina em ordem e azeitada , é só tocar o barco. Já a mudança esbarra na terra arrasada , no desconhecimento e falta de vivência dos processos burocráticos e administrativos mas conta a seu favor com a empolgação, a alegria, a esperança e a vontade de novas ideias e novos ares.

Me resta desejar aos novos comandantes do barco veneziano muito sucesso na empreitada destes próximos quatro anos, até porque não nos esqueçamos que também somos marujos deste barco e o bem dos administradores, sejam eles quem forem será o bem de toda a nossa comunidade.

Não poderia terminar sem ao menos uma referência elogiosa ao Galeno Crevanzi que fez a alegria de todos neste período eleitoral usando muito bem sua loucura intensamente criativa, contagiando as redes sociais com um misto de irreverência, inteligência , humor e absurdo …. Eeeeeeeentra a Arapuuuuuuuuca !

Ciau, belos !

5 Comentários

  1. Querido amigo!!!
    Estava com saudade de sua coluna, que bom que você voltou!!!!!
    Sempre escrevendo de uma maneira alegre e com críticas bem colocadas.
    Sucesso sempre.

  2. Hieron, mais uma vez, tuas palavras caem muito bem! A avaliação que fizeste, foi coerente e equilibrada! Parabéns! Uma leitura assim, é sempre prazerosa! Abraço!