O hemocentro de Criciúma estará aberto neste sábado para atender a população que durante a semana não pode realizar sua doação de sangue. O Hemosc de Criciúma ficará aberto das 8 horas ao meio-dia. Conforme a assistente social do hemocentro, Simone Fourlan Nandi, todos os tipos de sangue são necessários, por isso é importante a solidariedade da população.
“Precisamos de 70 captações diárias, mas nesta semana estamos com uma média de 55 captações diárias, ou seja, necessitamos de mais doações”, frisa Simone. Com a volta das aulas e o fim do período de férias a tendência é que as captações diminuam. Para efetuar a doação, o doador tem que comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais que 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Dos 16 aos 17 deve ir acompanhado de um responsável.
O processo de doação dura cerca de 40 minutos. O doador faz o cadastro, passa por uma entrevista e se estiver apto é encaminhado para coleta. Conforme a assistente social, o hemocentro de Tubarão que estava fechado para reforma já está reaberto e prestando o serviço à população.
Horário de funcionamento – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc de Criciúma está localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Telefone: (48) 3433-6611.