Guia prático sobre servidores dedicados

Criar um site, um e-commerce ou até mesmo um blog em um servidor gratuito pode ser uma tentação para quem quer economizar ou manter uma página de forma despretensiosa.

No começo da criação de um domínio, é comum que a hospedagem web gratuita seja escolhida. Afinal ela fornecerá o necessário para dar sequência ao seu projeto. Porém, se o seu site crescer em número de acessos, talvez a hospedagem gratuita não consiga viabilizar o suporte desejado.

Por exemplo, se um e-commerce está em uma hospedagem gratuita ou compartilhada, mas começa a crescer em número de acessos, é comum a ocorrência de erros para os usuários, podendo, até mesmo, ficar fora do ar. Como consequência, essa situação pode incidir negativamente nas vendas e afetar a credibilidade do e-commerce.

Um servidor dedicado pode ser a solução

Há diversos motivos para empresas e sites demandarem um servidor dedicado. Principalmente quando há perspectiva de crescimento do número de usuários, torna-se necessário driblar eventuais dificuldades e que o site seja capaz corresponder à expectativa dos usuários do site.

Um SERVIDOR DEDICADO pode ser um grande aliado para grandes negócios na internet. É a melhor opção para quem pretende garantir o máximo de desempenho para um site e ter total controle do seu ambiente de hospedagem. Isso significa que é garantida uma customização total das necessidades do domínio, desde o espaço de armazenamento até a velocidade de processamento.

O servidor dedicado é, em suma, um modelo com recursos de processamento e armazenamento de dados de forma exclusiva para apenas um site.

Servidor dedicado x servidor não-dedicado

O servidor não-dedicado compartilha os seus recursos com vários clientes e não apenas um, gerando uma performance menor que o servidor dedicado. E, caso sejam hospedados inúmeros sites de uma vez, todas as outras aplicações e websites poderão sofrer queda de performance.

O servidor dedicado tem muito mais recursos de armazenamento e de processamento de dados. Por isto, ele garante melhor desempenho e performance para as aplicações e websites. O servidor dedicado também pode proporcionar mais estabilidade, velocidade e segurança. E isto costuma atrair diversos tipos de negócios, principalmente os que a rentabilidade está diretamente ligada ao site ou domínio, como e-commerces.

Por contar com um servidor de alta qualidade, o desempenho poderá refletir [LLG5] de maneira muito expressiva nas experiências dos usuários e na performance do site. Portanto, é um investimento muito relevante.

Migração de hospedagem

Muitas pensam que escolher uma hospedagem é uma decisão sem nenhuma possibilidade de mudança. Contudo, não é bem assim que funciona.

Há vários motivos que levam as pessoas optarem por trocar a modalidade de hospedagem, como problemas de segurança, crescimento do número de acessos, autonomia, desempenho, performance e até mesmo melhorar a posição nos resultados de busca. De maneira geral, é possível afirmar que se trata de um servidor recomendado para pessoas que contabilizam inúmeros acessos em seu site e em muitos casos acaba se tornando uma necessidade.

A migração de hospedagem web para um servidor dedicado pode parecer um pouco complicada. A etapa mais complexa e demorada é a mudança de todo conteúdo do site para a nova hospedagem, mas todo o processo pode ser realizado por alguém com conhecimentos técnicos suficientes, sem muitos problemas.

Indiscutivelmente, os servidores dedicados são as melhores opções quando se trata de liberdade de configuração e controle, mas podem não ser a melhor escolha para todos. Por serem melhores, consequentemente, também são mais caros e demandam de um alto investimento. Assim, a decisão por um servidor dedicado deve ser feita para sites que necessitam de recursos avançados e podem bancar esse custo.