Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza completa 25 anos de fundação

Comemorações serão realizadas durante o ano, e meta maior é participar de um festival na Itália.

O dia oficial é 21 de fevereiro, mas o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza decidiu comemorar seus 25 anos de fundação e atuação durante todo 2016. De acordo com a presidente e fundadora da equipe, Susan Bortoluzzi, por conta da data, serão organizados vários eventos, como apresentações na praça, jantares para antigos participantes, exposições fotográficas, entre outros.

Além disso, a meta maior neste ano é conseguir participar de um festival de dança em Treviso, na Itália. “Não é algo competitivo, mas queremos ir, em julho, para representar o Brasil neste encontro que será tão especial. A intenção é levar 22 integrantes”, ressalta a presidente.

Susan ainda completa que o aniversário de 25 anos do grupo servirá para promover um resgate cultural ainda maior na região. “Consideramos chegar até aqui uma vitória, porque quando montamos o grupo, em função do centenário de Nova Veneza, pensávamos alto, no sentido de fazer um trabalho social e cultural forte, e passo a passo, conseguimos alcançar este objetivo”, lembra.

Atualmente, o grupo de dança contém 80 componentes, divididos em quatro categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. São aceitas crianças acima de 6 anos para participar. “E o melhor é que já tem componentes de segundas gerações das famílias, ou seja, os pais já dançaram e agora são os filhos que estão praticando conosco”, finaliza.

Francine Ferreira

Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza completa 25 anos de fundação
Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza completa 25 anos de fundação