Em reunião realizada na última quinta-feira, 17, no Palazzo Delle Acque, o grupo escoteiro neoveneziano, Dr. Césare Tibaldeschi, retomou suas atividades.
Além de marcar a retomada dos trabalhos a reunião contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas que já integram o grupo, além de novos membros, que assistiram uma palestra realizada pelo diretor presidente do grupo escoteiro Ariringuá, da cidade de Araranguá, Ricardo Assis.
Para chefe Assis, o escotismo vai muito além do acampamento. “O ideal é que cada bairro pudesse ter seu próprio grupo de escoteiros, pois esta é uma ferramenta muito poderosa para a formação de bons cidadãos, no escotismo as pessoas conseguem interiorizar valores,” revelou Ricardo.
Já o diretor presidente do grupo de Nova Veneza, Fabio Destro, pediu a colaboração dos pais para que incentive seus filhos a participarem do grupo. “Se todos os pais soubessem o bem que fará ao longo da vida de seus filhos o que é ensinado no escotismo, com certeza todos iriam querer seus filhos aqui, pois os valores ensinados mudam as pessoas pra melhor e, quem participa, nunca mais deixa de praticar o bem,” destacou Destro.
Além de membros da comunidade, prestigiou o evento o prefeito Evandro Gava, que também é escoteiro.
No próximo dia 29, a partir das 14 horas no Palazzo Delle Acque no Centro de Nova Veneza, está marcada a primeira atividade do grupo, quem desejar participar ainda há tempo, basta comparecer no local para fazer a inscrição acompanhado do pai ou responsável.
Escotismo no mundo e Nova Veneza
O escotismo foi fundado na Inglaterra pelo general inglês, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Em 1907, ele juntou alguns meninos e fez um acampamento onde ensinou técnicas militares direcionadas à cada faixa etária.
Naquela época, um percentual muito pequeno de jovens era apto ao serviço militar na Inglaterra, pois fumavam muito, não praticavam exercícios e era uma época de industrialização, então as pessoas começaram a perder saúde e os valores. Depois da experiência, Baden-Powell aceitou o desafio de montar um movimento que formasse não só o físico, mas também o caráter, o espiritual, o social e o afetivo, fundando o movimento escoteiro que já tem mais de 100 anos.
Em Nova Veneza o movimento chegou a mais de 94 anos por meio do médico italiano, Cesare Tibaldeschi, que hoje tem seu nome oficialmente estampado no registro do mesmo grupo que ajudou a fundar. Atualmente o grupo de escoteiros de Nova Veneza é o mais antigo grupo em atividade em Santa Catarina, e um dos mais antigos do Brasil.
O que é ser um escoteiro?
Escoteiros famosos
Hey hi my name is milton am chef boys scouts 193 relva sao miguel azores i will meeting whit you guys because i move to u.s.a and i want to open again here in massachutts dnd i meed help to all scouts europe to help me to open here .i want to somes bocks and vidios and picter for show the kids how the wold scouts is so real and good life here need so much help the kids of these coutry these is very terrable the childrens dont have any suport to help and i want to open to help these children is my brother svouts europe to help me to open here
ainda tem vagas ?para menina de 11 anos ?
O Grupo de Escoteiros Dr. Cesare Tibaldeschi de Nova Veneza é o primeiro de Santa Catarina e o nono do Brasil. Tem produzido excelentes frutos: líderes empresariais e cidadãos responsáveis. É um dos Tesouros da nossa rica terra. Merece o apoio e o incentivo de todos os neovenezianos.