Sem dúvida alguma existe o receio e insegurança entre as mulheres na realização de exercícios físicos no período gestacional, porém, é possível ter-se uma vida ativa e saudável tomando os devidos cuidados nessa fase.
Conhecendo sua condição atual e que a mesma não apresente nenhuma restrição médica o exercício neste caso não precisa ser restringido, mas torna-se necessário avaliar fatores como a escolha da modalidade, intensidade adequada e segurança em sua realização.
O American CollegeofObstetricians e Gynecologists recomenda que a atividade escolhida neste período seja de intensidade moderada e regular, mulheres que já treinam podem continuarem com seu programa de exercícios com autorização do obstetra e ajustes nos exercícios a executar.
Os benefícios da prática segura vão muito além, destacamos alguns deles, como, menor ganho de peso, manutenção do condicionamento físico, diminuição da ansiedade, estresse e depressão, fortalecimento da musculatura responsável pelo controle corporal, prevenção de diabetes gestacional e diminuição dos problemas musculoesqueléticos, como dor lombar.
Por fim, a prática de exercícios físicos quando liberada, é benéfica para a saúde da mulher ao longo de toda sua vida, em um planejamento gestacional, pós parto e um retorno mais rápido as atividades rotineiras do cotidiano.
Esteja sempre “equipado” de bons profissionais e aproveite sua gestação com mais saúde e segurança!