☁️ 17°C — Nova Veneza, SC
💵 US$ 5,65 +0,05%
💶 € 6,25 +0,22%
£ 7,48 +0,20%
🇦🇷 AR$ 100 = R$ 0,34 0,00%
₿ R$ 414.020 -3,29%
📈 Ibovespa 170.706,10 -0,79%
🪙 Ouro (24K) R$/g 708,59 +0,24%
🛢️ Petróleo Brent US$ 95,77 +3,24%
🌽 Milho (SC) R$ 73,00
📊 Taxa Selic 13,75% a.a.
🌾 Arroz 50kg (Sul SC) R$ 77,00
🕒 Atualizado em 13/11 às 04h08

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.040 para o próximo ano

Por Wellton Máximo e Jonas Valente

O valor representa alta de 4,2% em relação ao atual de R$ 998.  

Pela primeira vez, o valor do salário mínimo ultrapassará R$ 1 mil. O governo propôs salário mínimo de R$ 1.040 para 2020, o que representa alta de 4,2% em relação ao atual (R$ 998).

O valor consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, apresentado nesta segunda-feira, 15, pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Até este ano, o mínimo era corrigido pela inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) de dois anos anteriores. Como a lei que definia a fórmula deixará de vigorar em 2020, o governo optou por reajustar o mínimo apenas pela inflação estimada para o INPC.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO define os parâmetros e as metas fiscais para a elaboração do Orçamento do ano seguinte. Pela legislação, o governo deve enviar o projeto até 15 de abril de cada ano.

Caso o Congresso não consiga aprovar a LDO até o fim do semestre, o projeto passa a trancar a pauta. O valor do salário mínimo pode subir ou cair em relação à proposta original durante a tramitação do Orçamento, caso as expectativas de inflação mudem nos próximos meses.