Governo Federal enviará para Santa Catarina 16,6 mil testes rápidos de Covid-19

Redação Portal Veneza

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira, 1, que vai enviar para Santa Catarina 16.679 testes rápidos para detecção do coronavírus. Os exames fazem parte do primeiro lote de 500 mil testes que o governo federal está distribuindo para todas as regiões do Brasil. Ao todo, o ministério deve receber 5 milhões de testes rápidos nas próximas semanas, todos adquiridos e doados pela empresa Vale.

Esse tipo de exame permite a detecção da Covid-19 de 15 a 20 minutos, apenas com uma gota de sangue retirada do dedo do paciente. Esse primeiro lote será utilizado prioritariamente nos profissionais que atuam nos serviços de saúde, como médicos e enfermeiros, além de agentes de segurança como policiais e bombeiros. Até o momento, segundo a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, nenhum profissional de saúde foi contaminado pelo coronavírus no Estado.

Segundo a mineradora, a doação é uma forma de ajudar o governo brasileiro no combate à disseminação da doença no país. A Vale está usando sua rede de logística na Ásia para trazer insumos ao Brasil. As 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues à empresa pelo fornecedor ao longo do mês de abril.

A logística de distribuição dos kits no Brasil será feita pelo governo federal e o Ministério da Infraestrutura é o responsável por garantir a oferta de linhas aéreas essenciais para o despacho do material. A pasta também deve atuar em suporte quando houver lacunas na distribuição. “O ministro Tarcísio [Freitas] está em contato com os estados através do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e conta com a possibilidade de usar aeronaves e veículos oficiais, além do apoio das Forças Armadas”, informou o ministério.

Em publicação no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro destacou o trabalho da equipe. “Chega o primeiro lote de kits de exame rápido. Quinhentos mil itens de um total de 5 milhões doados pela Vale. A distribuição do material desta etapa está a caminho dos 26 estados de todo Brasil e DF”, escreveu.