Por Cris Freitas

Prefeito em exercício e agente consular discutiram sobre a aquisição e isenção de impostos de importação e exportação da embarcação. 

O cônsul Geral da Itália, Raffaele Festa, recebeu nesta quarta-feira, 16, em Curitiba no Consulado Geral da Itália, o prefeito em exercício Sérgio Alberto Spilere, acompanhado do correspondente consular e vereador Aroldo Frigo Júnior, para discutir sobre tratativas da vinda de uma nova gôndola à Nova Veneza e tratar sobre a possibilidade de isenções fiscais de importação e exportação da embarcação. Ainda na audiência, eventos culturais para incrementar a Festa da Gastronomia Típica Italiana, que acontecerá de 20 a 23 de junho no município.

“Começamos a discutir a vinda de uma segunda gôndola devido as necessidades de restauração a cada cinco ou seis anos da embarcação.  Eu e o prefeito Rogério Frigo iniciamos as tratativas para trazer uma gôndola para Nova Veneza e o deputado estadual Darci de Matos se prontificou para liberar uma emenda parlamentar. Hoje estivemos junto com o representante consular Aroldo para estreitar esse processo no consulado e tentar viabilizar a isenção de impostos para o translado. Nós sabemos da importância da embarcação. Todos sabem a diferença e o salto do município no turismo antes e depois da chegada da gôndola. A embarcação é um marco de tradição e cultura para Nova Veneza. E o Benedeto Fiori também se colocou à disposição para ajudar nas tratativas”, revelou Spilere.

O agente consular Aroldo Frigo Júnior também acrescentou que, no mês de junho, irá viabilizar um evento ciclístico para comemorar a Semana da República Italiana. “A intenção é fortalecer ainda mais a italianidade em Nova Veneza e região e com esse evento que irá atrair ciclistas de todo o estado para comemoração da Semana da República Italiana, paralelo a Festa da Gastronomia”, afirmou Aroldo.