Golpes via WhatsApp e ligações assustam comerciantes em Nova Veneza

Uma onda de golpes através de mensagens pelo WhatsApp e ligações tem assustado comerciantes em Nova Veneza e região.

Os criminosos utilizam táticas intimidadoras, ameaçando invadir armados estabelecimentos ou criar situações de risco caso não seja entregue dinheiro ou feita uma transferência via Pix.

No entanto, segundo o comandante da Polícia Militar em Nova Veneza, sargento Madeira, essas ameaças são sempre parte de golpes, visto que situações reais não são precedidas por avisos desse tipo.

Essa modalidade de golpe tem gerado preocupação entre os proprietários de comércios locais. Diante desse cenário, a orientação da Polícia Militar é clara: encerrar a ligação e bloquear imediatamente o número que está fazendo as ameaças e registrar um boletim de ocorrência, que pode ser realizado tanto em uma delegacia física ou na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC.

“A população precisa estar ciente de que essas ameaças, por mais convincentes que possam parecer, são tentativas de golpe. Ninguém que pretenda cometer um crime avisa antecipadamente suas ações”, esclarece Madeira.

O bloqueio do número suspeito no aplicativo de mensagens e a realização do boletim de ocorrência são passos cruciais para auxiliar as autoridades no rastreamento e na identificação dos golpistas. Além disso, é essencial manter a calma diante dessas situações e não realizar qualquer tipo de pagamento ou transferência exigida por meio dessas abordagens fraudulentas.