Foi sob o olhar protetor de Nossa Senhora, que o diácono Giliard Cesconetto Gava foi ordenado presbítero para a Igreja, na tarde deste sábado, 7, em mais um dia histórico para a Diocese de Criciúma. A celebração foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, reunindo o clero, seminaristas, religiosos, familiares, amigos e autoridades.
Padre Thiago De Moliner Eufrásio, reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, realizou o pedido de ordem do candidato e deu seu testemunho sobre o diácono. Convicto do seu desejo, Giliard ouviu atento o pedido do sacerdote para que Dom Jacinto realizasse a ordenação e prontamente se apresentou. Considerado digno, o epíscopo se dirigiu a toda assembleia pedindo o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, em seguida, acolheu mais um irmão para a Ordem do presbiterado.
Durante sua homilia, Dom Jacinto Inacio Flach manifestou sua alegria em ordenar mais um sacerdote destacando que a ordenação sacerdotal é um dos momentos mais bonitos para a Igreja, que entrega ao povo um irmão ao serviço. “Não existe um padre sem eucarística ou consagração do pão e do vinho sem o padre, nesse mundo com tanto sofrimento e carente, precisando de bênçãos e é através do sacerdote que a presença de Deus pode ser anunciada para reinar nos corações”, disse o epíscopo. Celebrando 34 anos de sacerdócio neste sábado, Dom Jacinto também destacou que, assim como Cristo, o sacerdote coloca a sua vida à disposição de todos que precisam de salvação.
O rito de ordenação presbiteral
Após a homilia, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação. Em seguida, Giliard foi revestido com a estola e a casula pelo padre Joel Sávio, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em seguida, teve as mãos ungidas com o óleo do santo Crisma por Dom Jacinto.
Acolhido com muitas palmas, o neo-sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Agora padre, Giliard passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do presbitério.
Nosso irmão e ministro de Deus
Sob o lema “Nosso irmāo e ministro de Deus”, extraído da carta aos Tessalonicenses (1 Tess. 3,2), padre Giliard agradeceu a todos os presentes, destacando a presença de Dom Jacinto na sua vida e reverenciando seus familiares. “Eu sei do sacrifício que os mais velhos fizeram para que eu pudesse ter uma vida melhor, Deus os abençoe”. Natural de Caravaggio, o novo membro do clero destacou ainda o seu amor a toda comunidade. “Tenho muita alegria de fazer parte deste povo querido, amado e religioso”. Por fim, dedicou um momento de oração à Nossa Senhora, agradeceu a todo o povo de Deus e disse estar feliz para exercer a sua missão. Padre Giliard celebra sua primeira missa neste domingo, às 10h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio.
Por Tiago Clezar