Colunistas

Geralmente obras no centro das cidades aparecem muitos “engenheiros”

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

RESSURREIÇÃO – Segundo o ex-governador Luiz Henrique, o político,  é um único animal que ressuscita.

ARDER – Nas últimas eleições, um então candidato a presidente afirmou: “No meu governo, o Merthiolate vai voltar a arder.” O tempo do merthiolate que era avermelhado e ardia mesmo muito, já era. Hoje é incolor, cura o ferimento, e não arde.

“MUITAS MÃOS” – No final do ano passado o então governador Eduardo Moreira que iria viajar de férias à África e Europa mandou auxiliares comprarem moedas estrangeiras. A operação foi feita e o dinheiro ficou no palácio da Agronômica, numa sala no térreo. Dias depois foi constatado o sumiço de parte do dinheiro. A Polícia Civil mandou um grupo de agentes para investigar  mas nesta caixa havia muitas impressões digitais o que dificultou descobrir quem foram os “autores” do furto. Esta história vinha sendo guardada a sete chaves mas veio à tona tempo atrás e foi comentada por um conhecido comentarista político num jornal de abrangência estadual.

ATRAPALHANDO- A secretaria de Infraestrutura do Estado pretende “desmanchar” um morro que atrapalha a aterrissagem e a decolagem de aviões no Aeroporto Regional de Lages , que fica localizado na vizinha cidade de Corrêa Pinto. É a tal história: se a fé remove montanhas, por que o governo do Estado não pode remover um morro?

CLONAGEM – Se o smartphone do Ministro da Justiça Sérgio Moro foi clonado, imaginem o risco que todos nós, brasileiros, corremos com estes aparelhos. Cuidado o que você faz com ele pois uma hora alguém pode entrar e colocar na rede.

OPINANDO – Geralmente obras no centro das cidades aparecem muitos “engenheiros” para dar sua opinião sem ser consultado. Faz parte do folclore político em qualquer município. Se levar em conta as diversas opiniões de apoiadores e opositores não saem nada de obras no município.

CIMENTO – O então ex-governador Colombo Machado Salles, hoje com 93 anos,  dava  aula no curso de Engenharia Civil da UFSC em 1985, numa oportunidade após a aula deu carona no seu “Corcel” que ele mesmo dirigia para por acaso a um neoveneziano que cursava engenharia mecânica, indo até o centro de Florianópolis. Durante alguns minutos lembrou de uma história de quando veio a Nova Veneza inaugurar uma ponte em 1972 que depois foi levada por uma enxurrada, a mesma que se encontra atrás do Metropolitano Clube. O saudoso Padre Amilcar Gabriel lhe pediu material para uma das reformas da igreja, principalmente cimento, mas o governo na época não tinha como fazer esta doação mesmo assim deixou um deputado aqui da região para tentar resolver o assunto. Colombo Salles não soube o desfecho desta história mas comentou para o seu aluno neoveneziano:_Como está o Padre Amilcar Gabriel? Ele deve estar bravo comigo porque provavelmente seu pedido não foi atendido.

FALTA D’ÁGUA – Ouvi um político da vizinha Siderópolis que a barragem do Rio São Bento fica no seu território mas é um dos municípios que mais falta água na região. Mesmo assim foi renovado o contrato com a Casan mas exigido melhorias e investimentos para evitar a falta d’água. Uma das piores estradas que tem na região é o acesso à barragem mas um dia vai ser asfaltado. Foi a empresa OAS que construiu a Barragem do Rio São Bento.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Ficou no empate sem gols o clássico da polenta a primeira partida que decide a Copa Sul. O jogo de volta será neste domingo no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza. Imperdível.

_Neste final semana tem festa São João, em São Bento Baixo. Entre as atrações tem a maior fogueira da região. Participe.

_Nosso restaurantes com raras exceções são familiares. Eles administram e se precisar vão para a cozinha.

_Na Churrascaria Dominus além da gastronomia saborosa, no banheiro tem fita dental e enxaguante bucal.

_A nossa seleção sem o Neymar Jr. está jogando um futebol com mais vontade de vencer. Parece mais unida.

_ O figurão Cancão Gorini vai ser o “Cook” no Metropolitano Clube que tem um local onde será montado uma cozinha para servir cardápios variados. Ele que é Engenheiro Agrônomo também sabe tudo de cozinha.

_ Fui convidado por Amer Felix Ribeiro para participar uma vez por semana para divulgar assuntos de nosso município nas rádios AM e FM Hulha Negra.

_Encontrei na festa o Engenheiro Agrônomo, Samuel Zanoni de Rio Cedro Médio. Ele trabalha na BASF em Dom Pedrito  RS, ele trabalhou na empresa de sementes Dagostin, de Turvo.

_O Metropolitano Clube que está sendo  restaurado nos faz retornar há algumas décadas na história. Obrigado a vocês que encararam este desafio. Nivaldo Nuernberg, Emerson Crippa, Tito Bortolotto, Kiko Lazzarin, Danilo Bratti e demais colaboradores da diretoria que lideraram o movimento.

_O relógio da igreja matriz voltou a funcionar há vários dias. A população agradece.

_O renomado Coral Peregrinos da Montanha, de Caravaggio,  está gravando seu primeiro DVD para comemorar seus 41 anos. Conversei na semana passada com o Maestro Edson Ghisleri.

_Quem a pouco tempo atrás iria sonhar que o sobrinho dos irmãos Walter e Sanciro Ghislandi, Vagner Ghislandi, que mora em Caravaggio seria eleito o presidente do Caravaggio FC e ainda repatriasse o goleador Beto Cachoeira. Ambas as equipes são favoritas para conquistar a Copa Sul. O principal patrocinador do time “azurra” é uma tradicional rede de supermercados que abriu uma filial recentemente em Caravaggio. Vagner também é sobrinho do suplente de vereador Arlei “Petéia” Spillere Figueiredo.

_Dominus Churrascaria que significa “mestre” é o nome do novo empreendimento do Grupo Petrus que foi totalmente repaginado onde foi o Germânia. Vamos aguardar como será o cardápio. O projeto arquitetônico foi de Ana Paula Ronchi e ficou belíssima obra.

_ A empresa JBS de Nova Veneza parou a produção porque substituiu equipamentos, ou seja, modernizou a empresa e vai voltar a trabalhar em três turnos.

_A reunião da Confraria Pan & Vin deste mês foi no Restaurante Nono Augustinho, em Rio Jordão Baixo. O anfitrião foi Paulo da Costa Nunes. Além de servir saborosa gastronomia, o local também é uma petiscaria, lanchonete e serve caldo de cana, e fica em frente ao CTG Rio Jordão. O proprietário é o Sr. Darci Périco e família,que são muito simpáticos. Bela reunião. O restaurante abre a partir de segunda também, e às noites serve petiscos como filé de tilápia, camarão especial, tábuas de frios entre outras iguarias. Fone: (48)-98844-5595.

NA POLÍTICA

_O prefeito Rogério Frigo anunciou que ano que vem a festa da gastronomia será de 10 dias. Foi aplaudido e o povo vibrou.

_Todas as seis pessoas que perderam o cargo por causa da placa da inauguração da rua coberta foram reconduzidas a seus postos. A prefeitura assumiu o erro através de nota e o apoio do Sindicato dos Bancários da região foi fundamental para reparar esta decisão pois eles não tinham nada a ver com o fato.

_O ex-prefeito Édio Minatto pensa na majoritária nas próximas eleições. Ele recentemente deixou o MDB.

_O prefeito Rogério Frigo, esposa Neni, vice Zé Spillere e esposa Vera A secretária Susan Bortoluzzi Brogni, demais secretários e toda a equipe, população, turista, comerciantes e todas envolvidas, direta ou indiretamente estão de parabéns pelo sucesso da nossa festa.

_O prefeito Rogério Frigo nos falou numa conversa informal que dormiu poucas horas nos  dias de festa preocupado e pensando nos detalhes para que tudo dê certo no grande evento. A segurança também trabalhou muito bem.

_O prefeito Rogério Frigo pretende fazer uma reforma total na rua Antonio Milanez, no Bairro Baixada, até no limite com Criciúma.

_O prefeito de Nova Venécia, ES, Mário Sérgio Lubiano esteve na festa e foi um dos mais animados com a recepção. Ele é parecido com o governador Carlos Moisés.

_A deputada Geovânia foi escolhida uma das mais influentes da Câmara dos Deputados.

_Na quarta-feira, eu estava assistindo a TV Câmara e a deputada federal Geovânia de Sá estava comandando a sessão. Ela já presidiu inúmeras vezes às sessões e sabe conduzir muito bem.

_Pelo jeito vai sair o canal da gôndola no centro da cidade. Os comerciantes mais que ninguém vibram pois a movimentação na cidade vai triplicar.

_Deu no jornal. “Ex-emedebista Acélio Casagrande assumiu a secretaria de saúde de Criciúma para acabar com as filas.”

_O ex-governador Eduardo Moreira tentou segurar Acélio no MDB mas não conseguiu.

_O governador Carlos Moisés (PSL) começou discretamente mas já está mostrando suas habilidades políticas.

_O vereador emedebista Dado Ghislandi e o empresário Sanciro Ghislandi às vezes tomam um café no refeitório da administração da Rede Bistek. Dependendo do assunto usam a sala de reuniões.

_ O vazamento de informações da conversa do então juiz Sérgio Moro com o promotor Deltan Dallagnol está polemizando nos meios políticos

_Essa aproximação do PSD e PDT me parece que está mais para um ensaio de uma migração de um partido para outro.

_Por falar em PDT, me parece que o Edevar “Martelo” Frigo já foi mais empolgado com o seu partido.

_ Frigo é irmão do prefeito Rogério Frigo mas é pedetista.

_ O cartorário Bruno Daniel Andrade poderá ser um nome para a Câmara de Vereadores ano que vem pelo PSL. Ele é de família de políticos de São José, na grande Florianópolis.

_O secretário da agricultura Eloir Biro-Biro Minatto (PSD) vem se projetando para majoritária, segundo seu partido.

_Segundo a secretaria de obras, está sendo resolvida o assunto dos postes que ficaram em locais inadequados com o asfaltamento.

A Dominus Churrascaria, aberta aos sábados e domingos serve vários tipos e cortes de carnes, e um bufê especial. O sabor do churrasco é dos melhores. Confira.

Centenas de pessoas prestigiaram a sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário para nove homenageados na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Entre os homenageados estavam Realdino José Busarello, Renato Pieri, Paulo Roberto da Costa Nunes, Ronaldo José Benedet, Alberto Ranacoski, Isauro Kirchner, Valdeci da Silveira Mandelli, Antônio Mazzucco e Padre Valdemar Carminatti.

Ontem a prefeitura inaugurou a bela praça no entorno da igreja de São Bento Baixo que será um cartão-postal local.

A 16ª Festa da Gastronomia Típica Italiana 2020 já tem nova corte. O concurso aconteceu no último domingo, dia 22, durante o evento. Maria Laura Ghislandi foi eleita rainha, a primeira princesa foi Melyssa Tosatti Menon e segunda princesa Jamile Formigoni.

A festa da gastronomia atraiu milhares de pessoas. O prefeito Rogério Frigo ajudou a fazer a polenta gigante, que serviu cerca de 1,2 mil pessoas. O desfile das famílias também foi das atrações.

O então saudoso governador Luiz Henrique da Silveira não perdia uma festa aqui, veio muitas verbas, e até dançava. Na foto com o prefeito da época e atual Rogério Frigo, grupo Eco do Venezia, Geninho Zanoni na época era vereador e presidente da Câmara de Vereadores, hoje é o secretário de planejamento. Dino “Gaiteiro” animando

O vereador tucano  Aroldo Frigo Júnior foi convidado para fundar o Partido Novo no município pelo jovem de Criciúma, Luiz Fernando Fontana Baldin que foi candidato a deputado federal e é pré-candidato a vereador de Criciúma. O vereador Aroldinho agradeceu ao convite mas vai permanecer no ninho tucano.

Como já foi comentado por aqui a proximidade do PSD e PDT. Na foto: Cadi Ugioni, diretor da Câmara de Vereadores, Advogado Daniel Spillere, vice-prefeito Zé Spillere, ex-prefeito Élzio Milanez, Ageu Spillere, deputado estadual Rodrigo Minotto, ex-vereador Mário Ugioni, empresário Dudu Ugioni, Thiago Ugioni e Valdir Spillere.

O vereador emedebista Dado Ghislandi e a esposa Ingrid Disner Nazari, curtiram o charmoso baile de gala.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.