Fundave de Nova Veneza completa um ano de atividade

 Ações como mutirão de limpeza, castração, palestras, programas de reciclagem e expedição de licenças são algumas das atividades desenvolvidas.

Há um ano foi criada em Nova Veneza a Fundação Municipal do Meio Ambiente. Era antiga a necessidade de um órgão que pudesse agilizar o processo de licenciamento no município. Já no primeiro ano, os benefícios são expressivos. Foram 130 processos protocolados e mais de 100 licenças e certidões emitidas, em prazos de quinze a noventa dias. Sem a fundação, os prazos levavam em média de seis meses a um ano.

A equipe é composta pelo engenheiro ambiental, Juliano Dal Molin, que também atua como presidente, o engenheiro agrônomo, Célio Boarolli e o biólogo Marcelo Pasetto. O grupo também é responsável pela consultoria ambiental para a instalação de empreendimentos e criação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que traz atividades diversas exaltando a importância da preservação a

Além dos benefícios aos cidadãos, a Fundave gera tributos para o município que antes iriam para o estado, através da taxa de licenciamento ambiental municipal. “Estamos alcançando nosso objetivo, ao saber que a qualidade de vida da população está melhorando à medida que a fundação desenvolve os trabalhos”, comentou Juliano.

 Denuncia de crime ambiental

A fiscalização ambiental das atividades potencialmente poluidoras, conforme o presidente, também é atribuição da Fundação. Através do telefone 3436-5273 ou pelo e-mail fundave@novaveneza.sc.gov.br, o órgão recebe denuncias de crimes ambientais. Para formalizar a acusação é necessário informar o crime ambiental praticado, o local e se possível o responsável pela irregularidade. A denúncia é anônima e as informações são sigilosas.

Willians Biehl

Um Comentário