Frei Marcos Huk: A verdadeira felicidade…

Olá, querido irmãos e irmãs de fé, neste final de semana a liturgia, na primeira leitura, lembra algo que não é exclusivo dos cristãos, mas é algo que está no coração humano. Deus ao criar o homem, ao ter soprado em suas narinas, depositou-lhe o desejo pela sabedoria. Isto é, a liturgia lembra que a sabedoria precede a tudo aquilo que poderia ser desejado.

A sabedoria diverge da intelectualidade. Sabedoria é saber viver de modo pleno e intelectualidade é o acumulo de determinadas informações, específicas. A sabedoria, por natureza, é ampla; enquanto, a intelectualidade é exclusiva – se determina a partir de determinadas áreas.

Já a segunda leitura, da carta aos Hebreus, lembra que a Palavra de Deus é viva, eficaz e cortante. Lembre, quando alguém lhe diz algo ofensivo você fica triste. Mesmo sendo apenas uma palavra dita, aquele ato lhe deixa alterado. Isso quer dizer palavra viva. Se é assim, então, a pergunta é necessária: se a palavra de Deus é viva, eficaz e cortante, então, qual o sentimento que ela lhe produz quando você ouve a Palavra de Deus, na liturgia eucarística? Sabe-se que neste momento é Deus, através de seus ministros, ordinários e extraordinários, quem lhe fala. Espero, que neste momento, Deus possa lhe dizer coisas maravilhosas.

No evangelho, o de São Marcos, o jovem pergunta para Jesus o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Essa pergunta não é somente deste jovem e sim de toda humanidade. Você, nas suas orações, já perguntou para Jesus o que deve fazer para ganhar a vida eterna? Lembre, a resposta que Jesus deu ao jovem será dada a você também.

Isto é, para ganhar a vida em Deus o ser humano deve honrar pai e mãe, não cometer adultério, não mentir, não fofocar, não ser injusto. Em outras palavras, Jesus está pedindo ao jovem que seja verdadeiramente “humano”. O indivíduo quando não vive estes mandamentos divinos se torna “desumanizado”, ou seja, quando não viver os mandamentos divinos o ser humano perde a dignidade de ser “homem e mulher” criados a imagem e semelhança de Deus, recebidos recebida quando foi concebido no seio materno.

Ainda, Jesus olhou com amor aquele jovem e olha você com o mesmo amor; Ele convidou o jovem e a você também, para dar um passo a mais. Este passo consiste na confiança plena em Deus. Em outras palavras, parafraseando a Beata Madre Tereza de Calcutá, Jesus lhe convida para abandonar o desejo de possuir coisas materiais e convida para que você abandone a si mesmo para estar em Deus e somente dele depender.

Em outras palavras, Jesus lhe convida fazer a experiência de que para todas as coisas, só Deus basta. Nisto consiste a leveza de alma, de espirito e de humanidade. O ser humano foi criado para viver junto de Deus. Porém, o apego as coisas, materiais e emocionais, impedem que o indivíduo possa desfrutar desta sua vocação, inerente a sua humanidade.

O apego a coisa (materiais e emocionais) impede que o indivíduo viva feliz. O Jovem, depois da proposta de Jesus para a verdadeira felicidade, saiu triste. E você, diante da mesma proposta, como se sente?

Citamos alguns exemplos que asseguram a verdade ao evangelho: Buda, Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce,  entre outros…

Seja feliz, a partir de Jesus. Ser cristão não é fácil, mas é ser feliz (Papa Paulo VI). Tenha uma santa e ótima semana e que Nossa Senhora de Aparecida interceda por você sempre. Lembre, peça à Mãe que o Filho atende. Peça a verdadeira felicidade. Para terminar, recorde o santo Papa João Paulo II: se Deus quiser lhe tirar algo, deixe. Pois, Deus sabe o que faz para que você possa ser verdadeiramente feliz.

Deus lhe abençoe.

Frei Marcos.