©Willians Biehl
Por Marcelo Martins

Sábado (12/10)

Tempo: seco com sol e poucas nuvens. Umidade relativa do ar baixa à tarde (menor que 30%, especialmente no Oeste e Meio Oeste). Sem indicativo de chuva
Temperatura: elevada, com máxima acima de 30°C na maioria das regiões, chegando a 35°C e 38°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco e quente) influenciando SC.

Domingo (13/10)

Tempo: manhã de sol e muito calor em SC. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva devido a aproximação de uma frente fria. Risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo. Ver aviso aqui.
Temperatura: elevada, com máxima acima de 30°C, chegando a 35°C e 40°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. No fim do dia, temperatura em declínio.
Vento: nordeste/noroeste, passando a sudeste no oeste e sul do estado no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (14/10)

Tempo: instável com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões, devido ao deslocamento da frente fria. Risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo. Ver aviso aqui.
Temperatura: em declínio devido a cobertura de nuvens e vento.
Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas fortes.

Terça e quarta-feira (15 e 16/10)

Tempo: instável com variação de nuvens em SC, devido a um cavado. Condição de pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de outubro de 2019

No início do período, dias 17 a 19, um cavado mantém o tempo úmido com chuva melhor distribuída nas regiões catarinenses. Nos dias 20 e 21, outra frente fria deve passar por SC, também provocando chuva. Depois disso, o tempo volta a ficar mais firme.  A temperatura diminui um pouco nos dias de tempo instável e após a passagem de frentes frias, mas sobre rapidamente com períodos prolongados mais aquecidos.