O evento promovido pela Multiplicando Talentos acontecerá neste sábado, 29, para comemorar o Dia Mundial da Dança.
Em comemoração ao Dia Mundial da Dança, os dançarinos estarão reunidos neste sábado, dia 29, em Criciúma. O Teatro Elias Angeloni será palco, a partir das 19h, do 6º Festival Dia Internacional da Dança, que reunirá cerca de 500 participantes vindos de 11 cidades do Sul Catarinense. O evento é uma promoção da Multiplicando Talentos e conta com o apoio do Giassi Supermercados. A entrada é gratuita.
Nesta edição, o festival contará com 36 coreografias, de 24 grupos, nas modalidades de danças urbanas, jazz, contemporâneo, populares e folclóricas e ballet clássico.
“Será um dia intenso com atividades. Nós tivemos a sorte de cair bem no Dia Mundial de Dança. O festival superou expectativas com o número de participantes e de grupos folclóricos com o Polonês e Alemão que participam pela primeira vez. Convidamos a todos a prestigiar esse grande espetáculo. ”, explica a coordenadora da Multiplicando Talentos, Paula Gregório.
Oficinas
Ainda na programação, os coreógrafos e bailarinos poderão participar de três oficinas com instrutores da região e de Porto Alegre. A primeira oficina de Breaking será ministrada pelo criciumense André Tavares a partir das 13h. As técnicas sobre dança contemporânea serão compartilhadas pela criciumense Viviane Candiotto. E o tema Hip Hop Dance será como professor, bailarino, coreógrafo, fundador da Tríade Escola de Arte em Porto Alegre, a partir das 15h30.
O festival terá duas novidades. A primeira será o Fórum de Dança da Região Sul de Santa Catarina em parceira com a Aprodança (Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina), das 17h às 18h. Dois temas importantes serão discutidos: a atualização do diagnóstico da dança para inserir no Plano Municipal de Cultura de Criciúma e a necessidade da criação do sindicato estadual de dança de Santa Catarina. “A proposta é circular em seis regiões de Santa Catarina para diagnosticar a necessidade desse sindicato”, comentou o coordenador Maxwell Flor.
Já das 18h às 19h, o 2º Encontro dos Pioneiros de Danças Urbanas. “Iremos promover uma roda de memórias desses 20 anos da dança, e como toda roda, acabará em dança”, revela o coordenador.
Participam do evento grupos de Criciúma, Içara, Nova Veneza, Forquilhinha, Araranguá, Orleans, Sangão, São Ludgero, Tubarão, Imbituba e Garopaba. Mais informações pelo telefone 30455253.