©Bibiana Pignatel
Redação Portal Veneza

Sem poder acessar os recursos da Lei Rouanet, igrejas de diferentes religiões poderão ser beneficiadas por uma proposta em tramitação na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Se a proposta for aprovada, eventos religiosos poderão ser beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura, entre eles, os 63 eventos oficiais do Estado.

O número de eventos promovidos por igrejas com incentivo da Lei Rouanet será ser ainda maior do que os dados oficiais. Isto porque, o calendário do Governo do Estado contempla apenas as festividades católicas e mais tradicionais da cultura catarinense. Pelo novo texto, a regra valerá para eventos de todas as religiões, como a evangélica.

A proposta aprovada nesta semana foi o texto substitutivo apresentado pelo relator, deputado Vavá Martins (Republicanos-PA), ao Projeto de Lei 2407/15, do deputado Jefferson Campos (PSB-SP).

A proposta será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Isto é, caso aprovada, vai direto para o Senado sem precisar passar pelo plenário da Câmara.

Eventos oficiais

Festa de São Marcos
Em abril, na Igreja Matriz São Marcos.

Procissão de Nossa Senhora de Caravaggio
No último domingo de maio, no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio no distrito de Caravaggio.

Via-Crucis na Sexta-Feira Santa
O trajeto, feito por centenas de fiéis, começa em frente à Igreja São Marcos, na área central de Nova Veneza, e segue em zona rural por 2 km, passando por 14 capitéis. No caminho é possível ter uma bela vista da Serra Geral.