Festa da Gastronomia reúne mais de 100 mil pessoas

A 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana recebeu mais de 100 mil pessoas que passaram pela cidade desde a quinta-feira até domingo.

Turistas vindos de diversas cidades catarinenses, além dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Janeiro, São Paulo. Todos motivados para conhecer um pedacinho da Itália do Sul do Brasil que os acolheram com muita gastronomia típica, tradição, cultura e entretenimento.

Nem o frio, espantou aqueles que queriam estar na pequena e bela Nova Veneza. A recepção aos visitantes e turistas era feita no pórtico de entrada com os personagens gigantes do Carnevale di Venezia, uma parada obrigatória para o registro fotográfico. Outro ponto para fotografia era o nome da cidade na rótula de entrada.  Ao chegar no centro da cidade, as atrações eram inúmeras. Durante os quatro dias do evento, foram realizadas atividades nas praças da Chaminé e Humberto Bortoluzzi ou no Teatro Municipal para os mais variados gostos e gerações.

Um dos pontos fortes da festa foi evidenciar a cultura e a tradição do povo neoveneziano com a gastronomia, com o grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, com os corais, entre outros.

Histórico da festa

Com o intuito de enaltecer o legado gastronômico e cultural dos seus antepassados, o município de Nova Veneza criou a Festa da Gastronomia Típica Italiana no ano de 2005. A cada ano o evento vem crescendo e enaltecendo a cidade mais Itália do Sul do Estado.

Em 2006, a vinda da gôndola, um presente da província de Veneza, única no Brasil alavancou o turismo. Já em 2008, para estreitar ainda mais os laços e comemorar os 50 anos de emancipação político-administrativa reuniram-se alguns casais para criar o Carnevale di Venezia e o inseri-lo na programação do evento. Naquela época, um cortejo de mais de 50 casais encantou a todos os visitantes e turistas da cidade. A réplica do que acontece na Itália, porém com um toque brasileiro é o diferencial no estado e Brasil e atrai turistas vindos de todas as partes do país.

Olímpiadas Coloniais

As Olímpiadas Coloniais aconteceram na tarde no último sábado, com as modalidades de bocha piumbo, prova do topiador, corrida do saco de arroz 50 kg, jogo de mora e baralho três/sete. A ação promovida pelo Departamento Municipal de Esportes de Nova Veneza reuniu os neovenezianos e turistas.

“Mais de 100 pessoas participaram das atividades, desde jovens até os mais velhos. Me chamou atenção uma senhora de mais de 70 anos vinda do Rio Grande do Sul que fez questão de participar da prova do topiador, também conhecida como serra torra. Foi um momento de muita descontração ao meio do público que circulava pela festa”, afirmou o diretor municipal de esportes, Heriton Sandrini.

Carnevale di Venezia

Um dos momentos mais esperados da noite do último sábado, dia 16, foi o desfile do Carnevale di Venezia, pela rua dos Imigrantes, em Nova Veneza. Mais de 500 personagens de época e contemporâneos tomaram a avenida. Com o tema “As Quatro Estações” do compositor italiano Antônio Vivaldi retratou a passagem da primavera, do verão, do outono e do inverno, além das cores, flores, animas e arte barroca, principal estilo da época.

Foram meses de pesquisa para dar uma iluminação, um olhar a mais nos trajes época e contemporâneos (rosto fechado) como o sol, a lua, o mar, entre outros personagens e pudéssemos transportar para o Carnevale di Venezia. Nem mesmo o frio intenso espantou os turistas em uma noite mágica. O desfile contou com carros alegóricos que encantaram os turistas.

O cortejo iniciou com a corte formada pela rainha Letícia Back, a primeira princesa Karini Michels e a segunda princesa Cristiane Sávio no carro alegórico representando uma carruagem.

O prefeito Rogério Frigo, a primeira dama Neni Frigo, o vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere e a segunda dama Vera Spilere representaram a nobreza na abertura do desfile.

Na sequência, o segundo carro foi a primavera com os personagens abre alas, retratando toda a delicadeza da estação. O segundo foi o verão retratando toda a exuberância da estação. O outono esteve representado o charme e o cair das folhas. O último carro representando o inverno e frio da estação.

É preciso evidenciar o trabalho do carnavalesco Paulinho Trindade de Florianópolis que desenhou e produziu os adereços e os trajes para entrar no contexto deste espetáculo, além dos carros alegóricos que irão para a avenida. Cerca de 50 mil pessoas assistiram ao desfile de rua do Carnevale di Venezia, durante a 14ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Desfile “A Saga dos Valentes”

O Desfile “A Saga dos Valentes” enalteceu a história das famílias e também entidades que contribuíram com Nova Veneza. Foram 53 pelotões que trouxeram para a rua os sobrenomes que fizeram e fazem parte da cidade. Os integrantes traziam nas mãos fotos de seus antepassados ou até mesmo caminhões enfeitados com um pouco da vida da família. A parada obrigatória acontecia em frente ao coreto da praça Humberto Bortoluzzi para receber a medalha de valente a cada integrante escolhido pelas famílias.

Capital Nacional

A cidade de Nova Veneza se tornou a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, no último dia 13 de junho, quando a lei foi sancionada pelo presidente da república. Desde o ano de 2015, a deputado Geovania de Sá entrou com o projeto de lei.

O prefeito destaca a satisfação que mais uma estamos a festejar os 127 anos de Colonização e 60 anos Emancipação Político-Administrativa de Nova Veneza com o título. “Festa que começou em 2005, em nosso primeiro mandato, timidamente e, hoje, se transformou neste grande evento que recebe a mais de 100 mil pessoas nesses quatro dias do evento.

Visitantes e turistas que vem a nossa cidade para saborear a gastronomia, conhecer o nosso patrimônio histórico-cultural, a nossa gôndola e o Carnaval de Veneza se encantam pelas suas belezas naturais e por nossa cultura e tradição. Esse ano temos muito a comemorar, nos tornamos a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, título concedido pela lei n 13.678, da deputada federal Geovania de Sá que foi assinada no dia 13 de junho pelo presidente da República.

E com isso, uma maior responsabilidade de produzir uma gastronomia com ainda mais qualidade e bem atender quem passa pela cidade. Queremos agradecer aos nossos colonizadores que construíram essa cidade visando a prosperidade do seu povo. Que possamos comemorar por muitos e muitos anos, as conquistas dos neoevenezianos que aqui trabalham para evidenciar a tão amada Nova Veneza”, afirmou o gestor.

 

“A Festa da Gastronomia de Nova Veneza é sempre muito importante para a nossa região, mas confesso que esta edição foi especialmente emocionante para mim. Dividi com os neovenezianos a alegria de trazer para a cidade o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Sou muito grata por contribuir na construção de uma história escrita pelo trabalho desta gente que preserva as tradições de seus descendentes há 127 anos.” Geovania de Sá – deputada federal (PSDB/SC)

Nova corte

Quase no encerramento do evento, a escolha da corte para a 15ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana. Nove candidatas disputaram o título e durante um mês participaram de etapas de conhecimentos culturais, dia da beleza, interação. A rainha eleita foi Cristielen Michels Zanoni, representando o Circolo Vicentino di Nova Veneza e Regione, a primeira princesa foi Letícia Mezari Preis, representando o CAEP da comunidade da Vila Maria e a segunda princesa Bruna Natalie dos Santos, representando o Coral Infanto-Juvenil Os Pequenos Peregrinos.

“Me faltam palavras para descrever esse momento, uma mistura de sentimentos, orgulho e gratidão. Poder representar a minha cidade por onde quer que eu passe, o nosso povo, a nossa cultura, poder contar a nossa história, faz eu sentir por Nova Veneza ainda mais orgulho desta trajetória. Foram mais de 30 dias de dedicação, conhecimento e aprendizado, carrego no peito a eterna responsabilidade de representar a minha cidade a nível nacional, como a capital nacional da Gastronomia Típica Italiana, sendo a cidade mais italiana no Brasil!

Cidade encantadora, hospitaleira, temos as mais belas paisagens, as nossas alamandas sempre floridas e toda a alegria que o nosso povo traz no rosto, são resquícios deixados pelos imigrantes na colonização. Quero agradecer ao Lilo Romagna e a ex segunda princesa Cristiane Sávio em nome de toda a entidade Circolo Vicentino di Nova Veneza e Regione, tenho certeza que devo a eles o mérito desta coroa, foram pessoas que ganharam meu coração e foram excepcionais em toda a base e lapidação ao mérito de coroação”, comentou a rainha, Cristielen.

Cris Freitas

Carnevale di Venezia
Escolha da corte 2019 01
IMG_0227
IMG_0235
Olimpiadas Rurais
Carnevale di Venezia 01
Carnevale di Venezia 02