Felinos do Aguaí convida escolas para visitar o Centro de Educação Ambiental

Espaço está localizado em Siderópolis, ao lado da Reserva Biológica do Aguaí, e é uma aula de meio ambiente aos estudantes

O Centro de Educação Ambiental do projeto Felinos do Aguaí, desenvolvido pelo instituto Felinos do Aguaí e as Empresas Rio Deserto, está de portas abertas para receber a visita de escolas de toda a região. O espaço está localizado em Siderópolis, ao pé da serra e ao lado da Reserva Biológica do Aguaí que guarda inúmeras riquezas da fauna e da flora, tornando-se uma aula intensa e prática sobre meio ambiente. O objetivo é conseguir incluir o centro no roteiro de visitas planejado para o ano letivo. “O Centro de Educação Ambiental foi inaugurado em 2012 e desde então nós já temos recebido a visita de algumas escolas, mas sabemos que a ação pode ficar ainda mais abrangente, incluindo mais colégios de toda a região”, afirma Micheli.

No local os estudantes terão contato com objetos que eram utilizados pelos nativos que viviam na reserva, a planta do lugar, animais empalhados e também crânios dos felinos que foram encontrados nesses quase nove anos de projeto. “Toda a visita será acompanhada por um profissional que explicará a importância da reserva, as espécies que vivem nela e que irá tirar as dúvidas que possam surgir”, comenta Micheli.

As escolas interessadas no projeto podem agendar as visitas pelo telefone 9603-9262 ou pelo e-mail contato@felinosdoaguai.com. Visitas de pesquisadores e turistas também podem ser combinadas no mesmo contato.

Sobre o projeto: o projeto Felinos do Aguaí começou a ser desenvolvido em 2006 pelo instituto Felinos do Aguaí e pelas Empresas Rio Deserto. No início a intenção era pesquisar a existência de felinos na Reserva Biológica do Aguaí. Com o passar dos anos, além da pesquisa, o projeto iniciou o trabalho de educação ambiental com a comunidade que vive no entorno da reserva, realizando, inclusive, o curso de agentes ambientais mirins. Em 2012 o Centro de Educação Ambiental se tornou a sede do projeto e deu mais estrutura tanto para as pesquisas quanto para as atividades educacionais. Entre os reconhecimentos que recebeu nesse período, o projeto Felinos do Aguaí já foi contemplado com os prêmios Von Martius de Sustentabilidade, Fritz Müller, ADVB/SC e Expressão de Ecologia, além de ser um dos finalistas do Hugo Werneck, considerado o “Oscar da Ecologia”.

Foto: Centro de Educação Ambiental Felinos do Aguaí

Bruna Borges