Por Cris Freitas
A cerimônia de abertura 22ª edição dos Jogos Escolares Venezianos (Jevs) foi marcada pela homenagem aos ex-atletas que representaram Nova Veneza em competições estaduais, nacionais e internacionais, no ginásio de esportes Alfredo Bortoluzzi.
Promovido pelo Governo Municipal, através do Departamento Municipal de Esportes (DME), a competição é tradicional no calendário dos alunos de ensino fundamental de escolas do município e estado.
Os homenageados foram: Juliano Mondardo Dal Molin, Cecilia Ronconi Spillere, Luciane Moretto, Jeferson Romagna, Andressa Zocche Guinzani, Natiele Destro Albonico, Rafael Marangoni waterkemper e Rafaela Spillere Barschinski.
O evento contou com também com as presenças de alunos das escolinhas que conduziram as bandeiras e o acendimento do fogo simbólico, além do juramento dos alunos/atletas.
O jovem Erick Moises Albino da Silva, de 15 anos, deixou uma mensagem aos alunos, ele conduziu o fogo simbólico. Em seu currículo, coleciona 16 medalhas em dois anos de participação no Jevs, além de ser campeão dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), na modalidade de Pentatlo e campeão dos Jogos Escolares Brasileiros no revezamento 4X100. “Ganhar é ótimo, claro! Mas, se você realmente quer conquistar coisas na vida, o segredo é aprender a perder”.
Juliano Dal Molin que ainda representa Nova Veneza em competições, agradeceu o reconhecimento feito aos homenageados. “É uma honra representá-los e falar um pouco da participação do Jevs. Os jogos escolares proporcionaram a todos nós conhecer as modalidades, praticá-las e conseguir destaques que nos levou para muitas outras competições por vários lugares do Brasil e mundo. Que o município continue investindo ainda mais no esporte, que possibilita essa oportunidade a essas crianças participarem dos Jevs e descobrir novos talentos para que daqui alguns anos também sejam homenageados por suas conquistas”.
O diretor municipal de esportes, Hériton Sandrini, o Babu, agradeceu a parceria da Secretaria de Educação para desenvolver os jogos escolares. “É um momento muito especial numa noite chuvosa contar com a presença de muitos pais conduzindo os seus filhos na abertura da competição. A intenção da competição é integrar a escola, a comunidade, os alunos e as famílias e hoje vocês pais que se envolveram dando um exemplo aos seus filhos. A minha vida foi contada aqui na condição de criança com sonhos no esporte, de atleta, de técnico e hoje como diretor de esportes. Quero agradecer ao prefeito Geio, Zé, e toda equipe do esporte pelo apoio e suporte para desempenhar as atividades no município”, revelou emocionado.
O presidente da Câmara de Vereadores, César Pasetto enfatizou a importância dos jogos escolares para o município. “Que vocês homenageados sirvam de exemplo para nossas crianças. E a vocês atletas participar do esporte é educação, é saúde. Competir é muito mais importante que vencer, pois fazem aprender, fazem amizades e a respeitar aos seus adversários”.
O prefeito Rogério Frigo destacou a satisfação em homenagear atletas que se destacaram no nosso município. “Vocês merecem essa homenagem por representarem Nova Veneza em importantes competições. O meu reconhecimento também aos pais que prestigiaram o ato e também o excelente trabalho feito pelos nossos profissionais para realizar essa competição. São nos jogos municipais que são descobertos novos talentos. Talentos esses que representam não só Nova Veneza, mas Santa Catarina e o Brasil pelo mundo. Por isso, nós estamos investindo fortemente na educação e depois no esporte, essa parceria tem dado certo entre a escola e o esporte”, finalizou.
Os grupos de dança das escolas municipais Caravaggio e Bairro Bortolotto encerraram a solenidade com duas belas coreografias.
Homenageados
Juliano Mondardo Dal molin
Participou dos JEVS de 2002 a 2006 e conquistou 12 medalhas. Foi cinco vezes Campeão Estadual Universitário e três vezes Campeão Estadual Adulto. Também é o atual recordista do Campeonato Estadual Sub 23.
Cecilia Ronconi Spilere
Participou dos JEVS de 2000 a 2004 e conquistou quatro medalhas. Nos Jogos da Juventude Italiana, na Itália conquistou o 2º lugar no Revezamento 4 x 100.
Luciane Moretto
Participou dos JEVS de 2002 a 2004 e faturou oito medalhas. Foi campeã dos Jogos Juventude Italiana na fase brasileira atletismo e campeã dos Jogos Juventude Italiana na fase internacional Itália, na modalidade atletismo. Além de ser campeã Brasileira Juvenil.
Jeferson Romagna
Participou dos JEVS de 2003 a 2005 e somou 3 medalhas. Também foi campeão estadual Jogos da Juventude Italiana e vice-campeão brasileiro dos Jogos da Juventude Italiana.
Andressa Zocche Guinzani
Participou dos JEVS de 2007 a 2009 e faturou três medalhas. Conquistou o título de campeã estadual voleibol categoria iniciante, campeã da Liga de Voleibol SC no infanto juvenil e melhor jogadora da Liga de Voleibol SC no infanto juvenil em 2013.
Natiele Destro Albonico
Participou dos Jevs de 2007 a 2009 e somou três medalhas. Foi campeã Regional da OLESC, campeã Regional dos Joguinhos Abertos e Bicampeã da Liga de Voleibol SC
Rafael Marangoni Waterkemper
Participou dos Jevs de 2010 e ganhou uma medalha. Foi campeão da OLESC 2012 lançamento de dardo e conquistou o recorde da prova estadual. Conquistou ainda o segundo lugar no Campeonato Brasileiro CAIXA de menores (até 17 anos), o quarto lugar no Campeonato Sul-americano de menores, em Mendoza, na Argentina e campeão dos Joguinhos Abertos.
Rafaela Spillere Barschinski
Participou dos Jevs de 1997 a 2001 e faturou 15 medalhas. Foi terceiro lugar no Estadual de atletismo, Bicampeã Estadual de Handebol.