Evento entre Unesc e Universidade de Padova discute migração italiana

Encontro foi realizado de forma online

Professores e alunos da Unesc de um grande evento da cultura italiana, o Festival Delle Grandi Migrazioni (Festival das Grandes Migrações). O encontro, que ocorreu na terça-feira, 11, de forma online, teve a participação de educadores da Universidà Degli Studi Di Padova, na Itália, e foi promovido pela Escola de Idiomas Unesc, e o curso de Letras da Instituição, com colaboração do centro Studi Grandi Migrazioni.

A Unesc possui convênio com a universidade italiana e um dos objetivos é estimular iniciativas que impulsionam o planejamento, formação e intercâmbio científico e cultural em diversas áreas.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex) Gisele Coelho Lopes, que participou da abertura do Festival, destacou a importância do evento para a valorização da cultura italiana e do conhecimento.

“Esse evento internacional consagra e fortalece as nossas ações como instituição comunitária, tanto na perspectiva da graduação, quanto da pesquisa e da extensão. Temos, hoje, oito mestrados e cinco doutorados em diferentes áreas do conhecimento. Que possamos aproveitar o conteúdo e as experiências compartilhadas ao longo da programação”, sublinhou Gisele, reforçando ainda a forte cultura italiana na região.

A assessora pedagógica da Escola de Idioma e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, destacou que o evento é um importante passo para a cooperação de pesquisas, estudos e a manutenção do laço cultural Brasil-Itália. “É também uma oportunidade de proporcionar aos alunos da Escola de Idiomas Unesc o aprofundamento da prática linguística por meio de um debate qualificado e da interação com falantes nativos”, enfatizou.

Já para o curso de Letras, a professora comenta que o convênio estabelece mais uma oportunidade de cooperação em pesquisas e mobilidades acadêmicas para estudos futuros, com uma Universidade que tem 800 anos de fundação.

Temática

O Festival está previsto para ocorrer ainda nos dias 25 e 28 de outubro, concomitante a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc de forma online e tem como temática para o dia 25 de outubro a exibição e debate de um documentário com registros de depoimentos dos descendentes de migrantes italianos da região  Sul do Brasil, versando sobre a colaboração da construção do patrimônio material e imaterial, além da importância da língua na economia local.

Já no dia 28 de outubro a discussão girará em torno da identidade do migrante italiano no estrangeiro, refletindo sobre o passado e o presente.

A professora Giorgia Miazzo do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Centro de Estudos Grandi Migrazioni também esteve no encontro e mencionou que, além dos interessados conhecerem a cultura, terão o privilégio de saber mais sobre a história.

 Convênio

A parceria com a Universidade, por meio do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Centro de Estudos Grandi Migrazioni e o Departamento de Linguística da Universidade de Padova, é uma grande oportunidade não só para acadêmicos de graduação, mas para pós-graduação, mestrandos, pós-doutorandos e pesquisadores no processo de internacionalização da Universidade.

O convênio tem a intenção de estimular e aprofundar o tema migratório em uma perspectiva multidisciplinar, além de promover a investigação, o estudo, a atividade científica e cultural na área acima referida, a nível nacional e internacional, também por meio de formas de colaboração e troca mútua de experiências com instituições públicas e privadas.

Por Daniela Savi