Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis

Primeiras turmas do curso colocaram em prática os ensinamentos do oitavo nível de aulas

O curso de graduação em Gastronomia da Unesc está prestes a formar as três primeiras turmas e nesta semana, proporcionou aos estudantes do oitavo nível, experiências com serviço de salão. De segunda a quarta-feira (30/8 a 1º/9), os estudantes estiveram imersos em aprendizados, elaborando, produzindo e servindo cardápio em diferentes modalidades de serviço. A atividade foi realizada sob a orientação de professores e do coordenador do curso, no Restaurante Ávila, em Siderópolis, parceiro da Unesc.

Segundo o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, a proposta é estreitar cada vez mais os laços com a região e nestes dias, os estudantes das três turmas que se formarão em breve, tiveram contato também com produtos de origem vegetal cultivados no próprio sítio onde o restaurante se localiza. “A Unesc tem uma forte inserção na região e, na gastronomia, procuramos utilizar produtos das cadeias curtas de produção e distribuição de alimentos, como da agricultura familiar e de pequenos produtores, e valorizar a cultura gastronômica locoregional. As atividades no Restaurante Ávila unem a prática de serviços, a criatividade nas preparações, aos ingredientes disponíveis no ambiente rural em que se localiza o restaurante”.

O professor Mauro Fontana, responsável pelas aulas de serviço de salão, afirma que o objetivo das atividades em Siderópolis, foi trazer os alunos para uma vivência em um espaço mais realista de restaurante. “No laboratório da Universidade conseguimos desenvolver um trabalho mais individualizado nas bancadas, mas aqui temos um espaço, tanto de cozinha, para a produção, quanto um salão equipado com todo material que possibilita a prática de atendimento ao comensal, a maneira correta de abordar o cliente, até questões de organização e decoração, higienização de louças e os diversos serviços que podem ser executados em um restaurante, como de bufê, à francesa ou à inglesa direta ou indireta”.

Lucas Firmino, também professor do curso, comenta que o último nível da graduação é voltado à parte de serviço, mas sem deixar de focar também nas práticas de cozinha e bebida. “O curso de gastronomia da Unesc foi elaborado como um importante eixo do setor de hospitalidade e voltado ao desenvolvimento do turismo da região, bem como, para formar profissionais que pensem a gastronomia de forma diferente e inovadora”.

Experiência agregadora

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Siderópolis, Ronaldo Remor, foi um dos estudantes que participaram da aula de serviço de salão desta semana. “Escolhi fazer o curso para ter mais conhecimento sobre gastronomia, entender como funcionam os empreendimentos e poder elaborar pratos para a família e amigos. Mas a escolha teve também um apelo profissional. Trabalho com extensão rural no cultivo de hortaliças e legumes e estes conhecimentos poderei levar para o cotidiano de agricultores e de consumidores”.

O empresário Guilherme Constantino Pelegrin, também é aluno da primeira turma do curso de Gastronomia da Unesc e conta que o curso ajudou a ampliar o seu olhar sobre o seu restaurante. “A graduação tem sido muito proveitosa. Coloquei em prática muito do que tenho aprendido e sei que sairemos do curso não apenas chefs, mas profissionais prontos para o mercado e com conhecimento sobre o todo que envolve a gastronomia”, afirma Pelegrin. “A nossa turma trabalha bem em equipe e isso contribuiu com o aprendizado de cada um. São pessoas criativas e que sabem trabalhar em equipe”, complementa.

Parcerias para o desenvolvimento de atividades voltadas ao turismo

O responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo para Siderópolis, Thiago Freitas, prestigiou o evento dos formandos em Gastronomia da Unesc e salientou a parceria com a Universidade também na área do turismo. “Queremos incrementar o turismo no município e a gastronomia é uma parte importante neste projeto”. 

O assessor do empreendimento, Germano Ávila, conta que o restaurante atende há três anos e que sempre está aberto a parcerias como a realizada com o curso de Gastronomia da Unesc. Ele, que é egresso do curso de Administração e da Pós-Graduação em Gastronomia da Unesc, vê o evento desta quarta-feira e todas as atividades desenvolvidas ao longo da semana, como uma aproximação com a Universidade. “Temos que investir nestas parcerias, pois elas ajudam a divulgar o trabalho feito, colaborando com a expansão da gastronomia na nossa região”.  

Matrículas abertas

Aos interessados em investir em sua formação na área, a Unesc está com matrículas para novas turmas do curso de graduação em Gastronomia. Para mais informações sobre o curso e a forma de garantir a sua vaga, basta acessar o site (www.unesc.net/gastronomia), ou entrar em contato com o Setor Comercial, pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Redação Portal Veneza

  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis
  • Estudantes do curso de Gastronomia da Unesc realizam aulas práticas em Siderópolis

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!