Estratégias criam diferenciais para escritórios de advocacia

Redação Portal Veneza

O uso de tecnologias modernas, como softwares para advogados, abarca ao menos sete ações para se destacar num mercado cada vez mais concorrido. Veja quais são.

Com 1.240 cursos de Direito no país em 2017 e nada menos do que 11 mil novas vagas em graduações aprovadas pelo MEC de janeiro a abril de 2018, a verdade é que o mercado de trabalho na área jurídica já é acirrado e tende a ficar cada vez mais.

Além disso, o profissional que opta por abrir um escritório de advocacia assume outros desafios, pois o sucesso depende também do seu potencial empreendedor, da gestão do negócio, e não somente do conhecimento técnico do Direito.

Por isso é tão necessário criar diferenciais frente aos concorrentes. Sete estratégias básicas podem ajudar a quem busca destaque no mercado se valendo de tecnologias desenvolvidas especificamente para a área:

Automatização de atividades

Para destacar seu escritório, o advogado precisa ter tempo de pensar e executar ações inovadoras. Isso não é possível quando ele está ocupado com atividades burocráticas e repetitivas. Apesar de necessárias, essas tarefas geram pouco valor ao negócio, de fato. Dessa forma, não importa quem vai executá-las, desde que sejam feitas.

Um bom software para advogados pode ajudar nesse desafio por meio de recursos de automatização. Por exemplo, não é preciso buscar, cadastrar ou atualizar processos manualmente; o próprio sistema cuida disso.

A ferramenta também permite criar e armazenar modelos de peças processuais; assim, na hora de redigir, o advogado pode aproveitar a maior parte do texto e apenas adaptar as partes específicas ao processo em questão.

Organização de processos internos

Processos internos de trabalho organizados garantem padronização e otimização do tempo. Em outras palavras, é importante determinar como as atividades devem ser realizadas, porque é assim que se conquistam os melhores resultados.

Para chegar a essa organização, antes de tudo, é necessário uma ferramenta que permita identificar os pontos em que os procedimentos atuais são falhos.

Novamente, o uso de software jurídico traz soluções como a possibilidade de criar relatórios gerenciais automaticamente e delegar tarefas a cada membro da equipe, evitando gargalos nas tarefas e sobrecarga de funcionários.

Outra vantagem desse tipo de tecnologia é assegurar que processos ou atividades similares sejam sempre direcionadas aos mesmos profissionais, favorecendo, assim, consistência de execução.

Controle de prazos

A perda de prazos processuais talvez seja o problema mais grave que um escritório de advocacia pode apresentar, pois ameaça os interesses dos clientes. Controlar o calendário de atividades é indispensável para manter a credibilidade do escritório.

Com uma ferramenta de automação, a probabilidade de ocorrerem os erros que causam a perda de prazos é bastante reduzida. O próprio sistema faz a gestão, mantendo os usuários a par de tudo o que deve ser finalizado.

Excelência no atendimento

Se a oferta de profissionais no mercado está tão grande, os clientes não escolherão um escritório de advocacia baseado apenas no diploma na parede, mas darão preferência àqueles cujo atendimento é superior. O consumidor atual quer uma experiência positiva, que vá além da qualidade do produto e do serviço em si.

O software para advogados, mais uma vez, pode ajudar. Como todas as informações sobre os processos ficam centralizadas, torna-se mais fácil prestar informações e responder às solicitações dos clientes de maneira ágil, completa, direta e transparente. Os clientes ficam mais satisfeitos com o atendimento, o que aumenta a confiança na relação com o escritório.

Construção de presença online

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) regulamenta de maneira rígida o uso da publicidade por escritórios de advocacia. Como no Brasil fazer propaganda dos serviços jurídicos não é prática aceita, o marketing digital acaba sendo a melhor alternativa para dar visibilidade aos escritórios.

Para obter bons resultados com marketing digital, é preciso dedicar tempo e trabalho para desenvolver conteúdo e interagir com a audiência nas redes sociais.

Como já vimos, um software para advogados ajuda a reduzir a carga de trabalho do advogado em atividades menos estratégicas, permitindo que ele se dedique a empreitadas de marketing e a outras que realmente geram valor ao escritório, sem prejudicar o andamento dos processos.

Participação em eventos

Existem dois bons motivos para dedicar algum tempo para ir a eventos. Primeiro, porque são bons lugares para encontrar novos clientes, parceiros e oportunidades. Segundo, porque ajudam a construir uma imagem mais dinâmica do escritório, demonstrando atitude proativa, curiosa e participativa.

Um sistema para escritório de advocacia pode ser usado para incluir eventos na agenda da equipe, assegurando que seja possível conciliá-los às atividades internas, sem prejuízo dos prazos processuais e do relacionamento com os clientes.

Criação de uma imagem moderna

Escritórios de advocacia são vistos como negócios muito tradicionais. Grande parte dos clientes ainda pensa no advogado como aquele profissional que passa o dia cercado de papéis.

Por um lado, o uso do papel nos escritórios está ligado à própria maneira como trabalha a Justiça no Brasil: embora os processos digitais sejam uma realidade cada vez mais presente, ainda existem os que tramitam apenas na forma física.

Em contrapartida, abandonar o papel e adotar um software para advogados é um passo importante em direção à criação de uma imagem moderna para o escritório. Essa compreensão tem forte apelo junto aos clientes mais preocupados com eficiência e resultados do que em manter a tradição.

As recomendações listadas anteriormente são um bom ponto de partida para evidenciar o trabalho de um escritório de advocacia. Porém, a diferenciação não vem do esforço único.

O mercado é dinâmico e o gestor de um escritório de advocacia deve se perguntar continuamente o que mais pode ser feito para ganhar vantagens competitivas. Olhar para os concorrentes e inspirar-se no que estão fazendo para entregar soluções ainda melhores é um caminho.

Uma postura atenta também deve ser adotada ao escolher uma solução tecnológica. Não basta adquirir qualquer tecnologia, é preciso buscar aquela que ofereça melhor compatibilidade com o negócio, considerando o perfil e as necessidades de cada escritório.