Escolas de Nova Veneza engajadas em projetos sustentáveis

O projeto pioneiro na região “Reciclando +” iniciado este ano animou a rede municipal de ensino. Depois de trabalhar a consciência ecológica com palestras e ações lúdicas, as escolas estão implantando projetos paralelos. Visando a sustentabilidade do planeta, a Escola Municipal Ítalo Amboni – participante do Projeto Mais Educação – promoveu na última semana o plantio de mais de 50 mudas de árvores frutíferas em um terreno cedido por um morador da comunidade. A ação ocorreu dentro do projeto Ingabiroba desenvolvido em algumas escolas do município.

Outra atividade que vem incentivando o pensamento ecológico no município é a horta comunitária na escola de Vila Maria. A ideia, conforme a bolsista responsável, Sinara Crepaldi, é conscientizar e ensinar as crianças o trato com as plantas. Os alimentos plantados na horta são usados para a merenda escolar, tornando o lanche mais nutritivo. “Servimos e distribuímos na rede municipal os alimentos colhidos beneficiando o aprendizado e alimentação saudável”, afirmou a secretária de educação, Carmen Malgarise.

Na última viagem a Brasília o prefeito Evandro Gava agilizou a vinda de lixeiras seletivas que darão continuidade ao projeto Reciclando +. “Com a conscientização sendo trabalhada desta forma nas escolas certamente teremos resultados positivos com o projeto”, avaliou o chefe do executivo.

Flávia Bortolotto

Escolas de Nova Veneza engajadas em projetos sustentáveis