Escalada

Se tem um assunto que poderia ficar horas falando é este, a escalada, esporte que pratico a anos frequentemente. Se ficar 10 dias sem colocar uma sapatilha e sujar as mãos de magnésio já começa dar espasmos por todo o corpo. Podem achar loucura isso, mas só pensa assim quem ainda não experimentou.

DSCF5790

Escalar nada mais é do que o ato de subir alguma parede rochosa de maneira mais técnicas, usando os pés e mãos. O que varia são as graduações de dificuldade e exposição (o que vai acontecer caso você cair) e em todas vias de escalada (rota por onde você sobe pré-determinado) é feito um croqui, que é uma espécie de mapa, com todas as informações como o grau e quais equipamentos você precisa para escalar. Sendo assim você pode escolher qual tipo de via quer escalar, pode escalar a vida toda seguro, sem problema nenhum em caso de queda ou se arriscar um pouco mais e trabalhar o psicológico em vias mais expostas, mais perigosas, onde cair está fora de cogitação. É um esporte muito democrático, você escolhe o tipo de escalada quer fazer.

CIMG3927

A escalada é dividido entre estilos, vou falar um pouco sobre alguns estilos.

Escalada Indoor: escalada em paredes feito pelo homem, com agarras artificial. Usado basicamente para treinos como se fosse uma academia de musculação do escalador. Há quem só faça este tipo de escalada.

Boulders: Escalada em pequenos blocos de pedra, geralmente até 5 m. Neste tipo de escalada trabalha muito força e movimentos de explosão. Para este tipo de escalada basta um crash pad (uma espécie de colchão) magnésio e sapatilha.

Esportiva: Neste tipo de escalada já é necessário o uso de equipamentos de segurança, corda, cadeirinha, freio. Um tipo de escalada que deve ser muito seguro, onde o escalador pode cair a vontade. O objetivo é trabalhar a técnica, a dificuldade. Geralmente em paredes negativas. Deve ser em pequenas paredes com até 30 m de altura.

Tradicional: este é o tipo de escalada que mais me encanta, escalada de grandes paredes. Todas as outras citadas anteriormente serve como treinamento para um escalador tradicional. Uma escalada completa, exige experiência em todo tipo de técnica de escalada e equipamentos. As vias podem variar deste 30 m a 500, 800, 1000 metros e até muito mais que isso. Em algumas vias é necessário mais de um dia para completar toda a via, chamado assim de Big Wall, mas que também está dentro da escalada tradicional.

Alpina: podemos dizer que a alpina também faz parte da tradicional, mas com algumas diferenças, neste tipo de escalada você pegará diversos ambientes, longas caminhadas, travessias de glaciares, trechos com escalada em gelo e outros em rocha. Uma escalada muito variada e de grande aventura.

Gelo: dentro desta categoria há outras mais específicas, escalada em cascata congelada, mista onde se tem rocha e gelo, rampas de gelo…

Nova Veneza está nos pés da Serra Geral Catarinense, apesar de não ser visível por estar dentro dos vales e canions, há muita escalada. Um dos melhores setores de escalada em fenda (rachadura natural da rocha) do Brasil. Temos mais de 150 vias de escalada, algumas exigindo mais de um dia para conseguir chegar no cume, outras exigindo muita força e técnica do escalador e outras um verdadeiro passeio pela parede, sempre com visuais incríveis onde só o escalador pode chegar e ver aquela cena cinematográfica.

Escalada
Agulha do Diabo – Serra dos Órgãos

A escalada é um esporte que pode ser muito perigoso, em muitos casos não é aceito o segundo erro. Portanto, dominando as técnicas não há problema algum, a diversão é garantida. Em quase de 20 anos de escaladas aqui na serra geral não há registro de acidentes com escaladores, porém todos dominam as técnicas e se atualizam com cursos a todo momento.

DSCF6798 - Copia

Em meu refúgio de montanha que fica no vale da Serrinha atrás da barragem do Rio São Bento já recebi escaladores de todo o Brasil e muitos lugares do mundo, RS, toda SC, PR, SP, RJ, MG, Argentina, Chile, Alemanha, Estados Unidos, Espanha.

Alegria de chegar no cume da Agulha do Diabo na Serra dos Órgão-RJ
Alegria de chegar no cume da Agulha do Diabo na Serra dos Órgão-RJ

Pedra da Gávea - RJ
Pedra da Gávea – RJ

Estão esperando o que para conhecer também este incrível mundo da escalada?

Ficou curioso? Posso te apresentar este fabuloso esporte.

Filipe Ronchi – montanhista escalador, com experiências em longas travessias e caminhadas de todos os níveis nas serras brasileiras. Tem no currículo, escaladas em grandes paredes brasileiras, na Cordilheira dos Andes e Patagônia além de travessias em glaciares e escalada em gelo. Conquistador de boa parte das vias de escalada na Serra Geral Catarinense. E-mail: filiperonchi@gmail.com – (48) 9107-5006 e WhatsApp (48) 9936-0998.

CIMG3836

aproximação da escalada - Blue Canion
aproximação da escalada – Blue Canion

Blue Canion - Lauro Muller
Blue Canion – Lauro Muller

Escalada na Torre do Canion do Funil,  ao lado da Serra do Rio do Rastro.