Ervas medicinais e seus benefícios: Grupo Mão Amiga, da Coopera, lança livro sobre o tema

A obra e algumas ervas descritas nela serão entregues à comunidade em evento no próximo sábado, dia 11

Um conhecimento repassado por gerações e aperfeiçoado com novas descobertas. É assim que os membros do Grupo Mão Amiga, da Coopera, descrevem as ervas medicinais e os seus benefícios para a saúde do corpo e da mente. Toda essa sabedoria popular está agora registrada na segunda edição do livro “Ervas medicinais e seus poderes”.  

A obra contará com um lançamento especial no próximo sábado, dia 11 de setembro. A partir das 9h, as autoras e integrantes da iniciativa estarão na praça da igreja do bairro Morro Estevão, em Criciúma, distribuindo o livro e algumas ervas descritas nele. “Nós convidamos também as representantes da Pastoral da Saúde para participar e trazer mais orientações à população sobre o uso”, explica Nete Dagostin, coordenadora do Grupo Mão Amiga.

Para Nete, escrever o livro foi uma atividade que, além de prazerosa para as integrantes, trouxe mais conhecimento e surpresas sobre o efeito de algumas das ervas. “Fiquei encantada com o poder que a babosa tem para agir como planta cicatrizante”, explica ela, adiantando algumas informações que constam na obra.

“Ao todo, são mais de 20 ervas detalhadas nas 20 páginas do livro, que nasceu pra ser uma ferramenta de aproximação do Mão Amiga em tempos de pandemia e, claro, pra registrar toda a sabedoria popular presente no grupo”, conta Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.

Grupo Mão Amiga e o projeto Cuidando do Cuidador

Criado pelo Núcleo Feminino da Coopera, o Grupo Mão Amiga desenvolve o projeto Cuidando do Cuidador. Com essa iniciativa, pessoas que se dedicam a cuidar de idosos, acamados, portadores de necessidades especiais e membros da família que precisam de atenção especial, reúnem-se para trocar ideias e ter acesso a novos conhecimentos.

O projeto iniciou no ano de 2017 e já reuniu dezenas de cuidadores no bairro Morro Estevão de Criciúma.  Para o gerente geral da Coopera, Rogério Feller, o projeto é importante por que está elevando a autoestima dessas pessoas que tem nesse trabalho um papel fundamental na sociedade. “Precisamos apoiar e incentivar estes encontros e queremos sempre estar perto deste grupo de voluntários  tão especiais”, avalia.

Redação Portal Veneza

  • Ervas medicinais e seus benefícios: Grupo Mão Amiga, da Coopera, lança livro sobre o tema
  • Ervas medicinais e seus benefícios: Grupo Mão Amiga, da Coopera, lança livro sobre o tema
  • Ervas medicinais e seus benefícios: Grupo Mão Amiga, da Coopera, lança livro sobre o tema