Erros básicos na gestão financeira das empresas

É uma necessidade das empresas terem uma administração financeira apurada e confiável para tomada de decisões corretas.

Mesmo assim ainda existem muitos casos de empresas que comentem erros básicos na gestão financeira. Podemos citar alguns desses erros abaixo, que certamente não é uma lista definitiva, mas ela mostra uma forte relação entre as dificuldades financeiras enfrentadas por uma empresa e o nível de organização financeira dos seus gestores.

·         Desconhecer o saldo do caixa/banco: Não existe um controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa e contas correntes.

·          Não saber o valor dos estoques: Os produtos estocados não são contabilizados e sua depreciação é desconsiderada na formação dos preços de venda e nos resultados financeiros da empresa.

·         Descontrole no valor do contas a pagar e contas a receber: Ausência de planejamento e fluxo de caixa para os recebimentos e pagamentos de contas futuras.

·         Não saber o valor das despesas fixas: O valor das despesas rotineiras, mínimas e necessárias, que permitem que o negócio funcione sem problemas, é desconhecido.

·         Desconhecer o resultado da empresa (lucro/prejuízo): o empreendedor está tão envolvido com a rotina operacional do seu negócio que deixa de verificar se o trabalho está dando retorno.

·         Não saber o valor e origens dos recebimentos: Qual é o produto que vende mais? Quais são os serviços mais prestados? Quais são os principais clientes?

·         Desconhecer o valor e origens dos pagamentos: Quais são as principais despesas? Quais são os maiores custos dos produtos/serviços? Quais são os fornecedores mais importantes e quanto está sendo pago para eles?

·         Não determinar um valor fixo de pró labore para os sócios: É fundamental que se determine um pró-labore (salário do sócio que trabalha na empresa) para considerá-lo nos custos da empresa e no seu planejamento financeiro.

·         Não administrar corretamente o capital de giro: ter dinheiro disponível em caixa para honrar os compromissos imediatos da empresa é fundamental para manter o negócio saudável e uma boa imagem no mercado perante fornecedores e clientes.

São controles básicos e primários que a empresa deve ter para evitar erros citados acima. Mas se você identifica alguns destes erros na sua gestão, tome uma atitude!

Eduardo Sehnem Ferro| Crédito foto: SRS Photography