Erros e acertos que são decisivos para empreender

Alguns fatores fazem toda a diferença para que a empresa se desenvolva ou acabe precisando fechar as portas

Oficializar o próprio negócio e fazer com que ele se desenvolva de forma bem sucedida é o sonho de muita gente. Porém, para que as portas não se fechem durante o percurso, o que acontece em muitos casos, é preciso estar atento a fatores que são muito importantes e que fazem toda a diferença para que o negócio tenha vida longa e resulte em bons frutos.

Conforme o coordenador regional da Credisol, Eduardo Manenti, o primeiro quesito a ser levado em consideração é a identificação com o ofício exercido, já que, segundo ele, “quando há o domínio da prática e amor no que se faz, aumentam muito as chances de sucesso em qualquer negócio”.

É o caso da empreendedora Elizete Bitencourt França Macedo, de Içara. Depois de 20 anos trabalhando como costureira e com a paixão pela moda crescendo cada vez mais, ela decidiu abrir uma loja e, com as devidas orientações e planejamento necessário, a Zette – Estilo Feminino vem constantemente agregando clientes e qualidade.

Ainda de acordo com Manenti, outra medida importante é estabelecer metas e, diante disso, por meio de um Plano de Negócio, buscar conhecimentos sobre cenários, concorrência, características do produto ou serviço, mercado alvo, entre outras questões. E foi o que Elizete fez quando decidiu oficializar o negócio. “Fiquei seis meses analisando, estudando, buscando cursos e aprendendo coisas que eu não sabia, como atividades administrativas, por exemplo”, conta.

As informações necessárias evitam erros comuns que influenciam diretamente no fechamento de muitas empresas já nos primeiros anos de atividade. Não conhecer o mercado consumidor, não ter a noção exata dos custos e não ter o gerenciamento adequado de estoque, por exemplo, pode gerar graves consequências.

Com organização e adotando estratégias importantes, Elizete conseguiu desenvolver seu negócio. Recebe clientes de várias cidades da região, atende também em horários alternativos, utiliza as redes sociais para divulgação, oferece pagamento por meio de boleto, além de outras ações que fazem a diferença.

Hoje, com a loja estruturada e com diversas opções de roupas e acessórios, ela exalta a importância do apoio da Credisol, tanto na liberação de crédito quanto nas orientações necessárias, e também ressalta a importância dos cursos que participou e do conhecimento que adquiriu. “Estou muito feliz. Minha família apoia bastante, e assim vamos crescendo. Ainda tenho planos de aumentar ainda mais minha clientela”, conclui.

Tadeu Spilere

Erros e acertos que são decisivos para empreender
Erros e acertos que são decisivos para empreender
Erros e acertos que são decisivos para empreender

4 Comentários