Enfermagem: Unesc forma profissionais de excelência para a área em ascensão

Há 20 anos curso de graduação da Universidade prepara enfermeiros para atuarem na linha frente da área da saúde

Com dedicação para promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, o profissional de enfermagem é indispensável em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e demais espaços de cuidados com o ser humano em sua integridade. A atuação de enfermeiros e enfermeiras ganhou ainda mais destaque a partir da relevância dos serviços prestados perante a pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Tal profissão, a partir disso, tem se destaque crescente, com resposta já sentida no mercado.

Para estar preparado para toda a gama de opções oferecidas ao graduado em Enfermagem é indispensável que a formação do profissional seja completa, oferecida por uma instituição de credibilidade que possibilite uma visão multifacetada dos processos e funções. É o que preza o curso de graduação em Enfermagem da Unesc, que há 20 anos forma os profissionais que oferecem cuidado em toda a região.

Muito mais que ensinar sobre procedimentos técnicos, conforme a coordenadora do curso, Paula Zugno, a graduação visa proporcionar a formação de enfermeiros generalistas para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde do indivíduo e da coletividade no âmbito de suas atividades profissionais, no gerenciamento de serviços e no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Ciências da Saúde, respeitando os preceitos éticos legais no exercício de suas funções.

Na Unesc, Universidade comunitária avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a formação relaciona teoria, prática e extensão. “Logo nas primeiras fases, o acadêmico é inserido na realidade da região, atuando em projetos comunitários e iniciativas do poder público. Assim, se torna um profissional sensível às situações do dia a dia, capaz de atuar diante das mais diversas problemáticas, capaz de atuar na linha de frente e gestão”, destaca Paula.

“Temos muitos diferenciais, entre eles, as aulas práticas, que ocorrem desde a primeira fase do curso, e a partir da segunda fase, aulas teórico-práticas e o contato com a comunidade. O aluno faz as atividades nos hospitais da região e nas Unidades Básicas de Saúde da segunda fase até a oitava fase, e nas fases finais, o estágio supervisionado”, comenta a coordenadora.

Espaços de aprendizado com o que há de melhor

Quem passa pela graduação na Unesc sabe que todos esses diferenciais são sentidos na prática diária de aprendizado. Na Universidade os laboratórios são equipados com o que o mercado oferece de mais moderno, permitindo a simulação da rotina profissional. Além disso, a experiência real também é vivida nas Clínicas Integradas, espaço próprio da Instituição e que atende mais de 50 mil pacientes semestralmente por meio dos estágios e bolsas.

A formação de excelência dos professores ao longo de todo o curso se comprovam com a caracterização de “Universidade”. Tendo essa nomenclatura, que difere de faculdade e Centro Universitário, a Unesc garante ao acadêmico o contato com um corpo docente formado por professores  mestres e doutores, com experiência nos mais diversos campos do mercado de trabalho e da pesquisa acadêmica. “Ao ter como eixos norteadores o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, colocamos à disposição dos alunos a possibilidade de ingressar ainda no meio científico desde a graduação, além de ter contato prático com a realidade da comunidade por meio das atividades extensionistas. São horizontes muito amplos”, aponta Paula.  

Entre os campos de prática estão, além da rede hospitalar, unidades básicas de saúde e centros de especialidades da gestão municipal e estadual de saúde.

A Universidade ainda conta com a Clínica de Enfermagem, Clínica Escola de Enfermagem, e com diversos serviços que o acadêmico atua, como o Ambulatório de Feridas, no SOS Unesc, na vacinação, no Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde de Criciúma (Nuprevips), além de programas de diabéticos, de estomizados, e da Saúda da Mulher.

Extensão

As ações de atendimento à comunidade realizadas pelos estudantes da Unesc são constantes. Enquanto acadêmicos colocam em prática aquilo que estudaram em sala de aula e ganham experiência, a comunidade é atendida de forma gratuita e a Unesc forma profissionais já cheios de bagagem. No curso de Enfermagem essa realidade está entre os grandes diferenciais de profissionais de excelência e, de quebra, assistem à comunidade.

A formação também contribui para o crescimento em larga escala da área. São dez semestres, aliando teoria, prática e estágio, possibilitando a atuação em clínicas particulares, hospitais, unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, pesquisa universitária e laboratórios, públicos ou privados, podendo ainda empreender em consultórios próprios de enfermagem.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas na Unesc, sendo que os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Por Daniela Savi/Agecom/Unesc