Encontros e despedidas
Colunistas Hieron Borba

Encontros e despedidas

O início de 2021 trouxe para nossa cidade momentos de despedida e de chegada em nosso meio. Primeiramente, que deixou o comando da Secretaria de Saúde Municipal foi a Estela Vitalli Cúnico. Devido a minha atividade profissional e também a algumas situações pessoais sempre acompanhei de perto a atuação dela à frente da pasta.   

A Estela sempre se dedicou ao máximo no exercício de sua função tanto como conhecimento técnico como sempre teve grande empenho em resolver as mais difíceis questões dos munícipes. Fica aqui nosso agradecimento por toda a sua dedicação.

Também quem nos deixa é o Padre Vilmar Moretti, por duas oportunidades e muuuitos anos à frente da comunidade católica neoveneziana atuando como Pároco da Matriz São Marcos. Agora Padre Vilmar vai exercer seu ministério no Distrito de Rio Maina de onde ele é natural (será uma espécie de “volta para casa) e onde residem grande parte de seus familiares. 

Foram incontáveis os momentos que marcaram a presença do Padre Vilmar entre nós, sejam os ligados a fé, sejam os ligados a comemorações e festejos, sejam aqueles em que trouxe o conforto espiritual a tantos fiéis em momentos de dor e tristeza em suas partidas desta vida.  Obrigado por tudo, Padre Vilmar e que a Luz  Divina continue a iluminar  teus caminhos futuros… Que assim seja !

E quem chega a Matriz São Marcos como novo pároco é o Padre Gilson Pereira para que desejamos boas vindas e que realmente possa ser   o “Sal da Terra”em nosso meio.

Esportividades

Realmente a Pandemia limitou na sua quase totalidade a atividade esportiva em nossa região principalmente no que diz respeito às competições e os destaques dos últimos tempos ficaram com bons resultados do nosso atletismo com efetivas participações de novos atletas  comandados  pelo Prof. Roberto Bortolotto e na bocha, modalidade muito difundida e disputada entre nós, o bochófilo Vanderlei  Begnini ( o homem das abelhas ) passou a integrar a equipe Elevadores Castelo de Criciúma que estará em várias disputas em nível regional, estadual e nacional. Sucesso …!

Já fora das quadras, pistas, canchas e campos a atividade nos bastidores é grande. Na parte de estrutura física tivemos a reposição e melhora do sistema de iluminação do nosso campo sintético (buaaaaah! agora não posso mais botar a culpa dos frangos que levo na escuridão …) e em breve teremos a troca dos refletores do Ginásio de Esportes onde serão colocados refletores de LED! Fiat Lux! No tocante ao G. E. Metropolitano quem assumiu o cargo de Presidente para a gestão 2021-2022 foi Kristian Mazzucco (que é conhecido entre nós como o Cristian da Infoway). 

Kristian sempre foi ligado ao esporte tanto atuando como goleiro em várias competições de nosso esporte amador como patrocinador de diversas equipes (ao lado do Mateus Spillere, Daniel Júnior, Diego Ghislandi, Xero Zuchinalli, Neno de Quadra e Alex Carradore   também faz parte da torcida esmeraldina que comemorou e comemora a conquista da Libertadores pelo Palmeiras). Vejo nele alguém capaz de comandar com muito sucesso o “vermelhão” e suas ideias a respeito de uma maior integração do time com a comunidade e atenção especial para com as escolinhas me parecem bem positivas.

Quanto ao desejo de concretização de uma parceria com o Poder Público no sentido de disponibilizar todo o Complexo Esportivo Antônio Amboni para que possa ser administrado pelo Metropolitano já vi várias iniciativas como esta serem coroadas de pleno êxito e algumas outras fracassarem, então é esperar para ver e é claro ajudar no que for possível. 

Obviamente que se “tocado” por pessoas interessadas e comprometidas esta iniciativa será muito lucrativa e trará benefícios não só para os esportistas como para a população em geral, mas não nos esqueçamos que manter toda aquela estrutura em boas condições demanda uma mão de obra e custo significativo.

Fica minha torcida para que tudo aconteça da melhor forma resultando numa somatória de vitórias dentro e fora do campo.  Já pelo lado dos “azuis” da montanha a Diretoria continua atuando ativamente, inclusive com reuniões com a Federação Catarinense de Futebol no sentido de ver a viabilidade de participarem da Terceira Divisão de Futebol Profissional do estado o que seria bem interessante, mais ainda nesta época em que as competições amadoras não tem nem previsão de retorno.

Outra iniciativa muito legal foi a de batizarem a Praça inaugurada junto a entrada das arquibancadas do Estádio da Montanha com o nome do “Guigo”, Guilherme A. Milanez Mastella, falecido em 2.008 o Giugo era um torcedor símbolo do Caravaggio e superava suas limitações físicas com muita alegria e disposição ao acompanhar o seu Azulão. São gestos como este que nos enternecem o coração e nos comprovam que “futebol é muuuuito mais que só um jogo ….”.

Novos secretários municipais e outras “cositas” maaais

 O início do ano marca o começo de uma nova administração mesmo com o Prefeito Rogério Frigo sendo reeleito é um novo governo e como tal além da presença de Elzio Milanez como vice-prefeito teremos novidades em várias funções principalmente nos chamados “cargos de confiança”.

A mudança que mais chamou a atenção e sem dúvida é a mais polêmica é a indicação de Edgar Preis para a Secretaria de Agricultura, não no que consta em relação a sua vivência e conhecimentos na área, mas sim ao fato que até 2020 ele era uma das principais lideranças do PP e vereador de oposição por algumas legislaturas.

Na Educação teremos no comando da pasta o Professor Heriton Sandrini (Babu). Ele já trabalhou como professor por vários anos e ultimamente se destacou como Diretor Municipal de Esportes onde desenvolveu um bom trabalho promovendo várias competições nas mais diversas modalidades e todas elas bem organizadas e com término normal além de destinar especial atenção aos equipamentos e instalações esportivas. Terá que enfrentar uma dificuldade inerente a pandemia que infelizmente não nos traz nenhuma certeza da retomada ou não das aulas presenciais ou seu recomeço para depois termos que conviver com uma nova parada e terá que adequar a Secretaria para a possibilidade cada vez mais presente de aulas virtuais.

Sempre vi na educação um dos pontos mais positivos dos nossos últimos governos e acredito que o Babu com toda a sua disposição e entusiasmo vai conseguir contribuir muito nestes aspectos.

Já no tocante a Saúde a novidade fica por conta da presença de Cesar Pazetto como Secretário. Sempre vi no Cesar uma pessoa do “bem” e postado ao lado de boas iniciativas comunitárias. Como legislador sempre se conduziu com bom senso e aberto ao dialogo e acredito que siga assim como secretário.

Penso que de todas as situações e posições inerentes ao Poder Público principalmente em municípios de menor porte a Secretaria de Saúde é, sem dúvida, a mais espinhosa (todos são parentes, vizinhos e conhecidos …) já que em outros setores uma demora no atendimento ou uma negativa não repercutem tanto nem são tão cobradas como na Saúde além de cada vez mais exigir uma quantidade de recursos, equipamentos, infraestrutura e insumos que nem sempre os municípios podem suprir a contento.  Terá que enfrentar como principais desafios o combate a Epidemia do Covid-19 e a eterna “situação complicada” do Hospital São Marcos.

– Outras “cositas” mais:

– Prof. Roberto Bortolotto retorna ao cargo de Diretor de Esportes Municipal. (vai estar em casa com toda a sua experiência e amor ao esporte)

– A Advogada Pauline T. Aléssio assume como nova Diretora Geral da Câmara de Vereadores (Pauline, ao meu ver, tem um perfil bem adequado ao exercício da função – responsável, organizada, detalhista e meticulosa)

– Willians Biehl do Portal Veneza assume a direção de tecnologia da Câmara de Vereadores onde já exerceu com sucesso esta função em legislaturas anteriores.

– Ainda não consegui descobrir o que está acontecendo e como ficará a Secretaria de Cultura (fortes emoções).

– É impressionante o número de roubos de bujões de gás e ferramentas que tem ocorrido no centro de Nova Veneza mesmo com as câmeras de segurança e toda o empenho do setor policial. (hoje em dia como como tem pessoas voltadas ao crime em nosso mundo… já não sei se são só delinquentes desesperados por drogas e então a coragem de assaltar casas se faz presente ou se são apenas malandros em busca de um dinheirinho fácil …)

– Lá em casa levaram um bujão e acho que como estava cheio e pesado levaram também o carrinho de mão para carregarem o dito cujo … kkk

– Vivaaaaaaaaaaaaa!  A vacina tá chegando!  Devagarito, no mais, mas tá!  Vivaaaaaaaaaaa!

–  Bobicinha terminante:

– “Vamos viver de maneira que quem possa conduzir nossa existência sejam: amor, música, sentimento, alegria, poesia, fraternidade e fé …, mas não nos esqueçamos de levar o cérebro junto! ….  

(adaptada, customizada e rechonchudada a partir de uma catada na internet e que não tinha autoria …)

 Abraaaaaaaço   !

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.