Exposição deve contar com 80 veículos no Palazzio Delle Acque, em Nova Veneza. Inscrições podem ser feitas até dia 1º de junho, durante o evento.
Já tem data marcada o segundo encontro de bicicletas antigas La Mia Vecchia Bici. Será no dia 1º de junho, a partir das 9h no Palazzio Delle Acque, em Nova Veneza. Além da exposição, concursos, a presença de personagens do Carnevalle Di Venezia, shows, entre eles a apresentação do grupo musical Eco Di Venezia, serão algumas das atrações.
Segundo a organização do evento, quase 50 expositores já confirmaram presença e a expectativa é receber cerca de 80 bicicletas. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento com o custo de R$30. Mas, quem fizer com antecedência, garante um kit com adesivo, chaveiro personalizado e camiseta. Os interessados podem se inscrever em Nova Veneza, na operadora de turismo Roteiros do Sul, no Rio Maina, na Casa das Bicicletas e também em Siderópolis, no X Maré Mansa.
O evento é realizado pelo projeto Veneza Bike Tur em parceria com a prefeitura do município. De acordo com um dos organizadores, Anderson Machado, ele é único na região. “Fora daqui eu acredito que só tenha no oeste do Estado”, revela.
A partir das 14h será feito um passeio ciclístico pela cidade com parada na Praça Humberto Bortoluzzi. Então, todos os expositores continuarão no local, onde terá animação do grupo Eco di Venezia. Outras atrações musicais também deverão fazer parte do evento.
Resgatando o saudosismo
Uma volta ao passado através de um dos veículos mais antigos da humanidade. É assim que muitos se sentem quando visitam a exposição. De acordo com Machado, é comum ver no local, pessoas que se emocionem, afinal, é um veículo que acompanha as gerações. “Um rapaz, que veio para o primeiro e já confirmou presença no próximo, vem com uma bicicleta a qual era do seu pai. Ele tem uma foto de quando era bebê sentado nela com o pai”, afirma.
Uma peculiaridade, é que alguns dos expositores levam as placas dos veículos, afinal, antigamente era obrigatório realizar o registro no Detran.
“Nós já temos uma bicicleta da década de 1920. Um expositor confirmou que trará duas vindas da Itália exclusivamente para o La Mia Vecchia Bici e também virá uma das bicicletas mais premiadas do Brasil. Teremos ainda um concurso para a pessoa que estiver com o traje de época mais original”, conta Machado.
Saudade dos velhos tempos.