Kalana, Farmácia Gorini e Veneza
Educação

Em Santa Catarina, vestibular da UFSC é o único com questões de Filosofia e Sociologia

Infoway cabeçalho
Por Francine Ferreira

Provas acontecem nas tardes dos próximos sábado, domingo e segunda-feira.

Aguardado pela maioria dos vestibulandos durante todo o semestre, o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acontece neste sábado, 8, domingo, 9, e segunda-feira, 10. Além das disciplinas tradicionais, a prova é a única no Estado que aborda questionamentos nas áreas de Filosofia e Sociologia.

De acordo com o professor do Sou Único Pré-Vestibular, Dilnei Colonetti, nesta área, deverão ser cobrados dos estudantes os conteúdos referentes a dois filósofos clássicos do Racionalismo, que influenciaram a construção do saber científico e filosófico. “Tratam-se dos matemáticos e filósofos Platão e Descartes. Em Platão, o livro VIII da obra “A República”; e em Descartes, os livros I, II e III da obra Meditações Metafísicas”, completa.

Três dias de prova

No sábado, 8, a primeira prova acontece das 14h às 18h e será composta por 40 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras; segunda língua, podendo ser Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Matemática e Biologia.

Amboni Refrigeração
Rovaris Auto Center
Auto Lavação de Venezia
Ferragens Milanez
Dolomiti Caravaggio
Ótica NSA

Já no domingo, 9, também das 14h às 18h, a segunda prova abordará outras 40 questões sobre Ciências Humanas e Sociais, envolvendo História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Física e Química.

Por fim, na segunda-feira, 10, a terceira e última prova disponibilizará o mesmo horário para a produção da Redação e respostas de quatro questões discursivas.

O que cai na UFSC?

Assim como na área de Filosofia e Sociologia, os professores do Sou Único Pré-Vestibular também prepararam dicas a respeito dos assuntos de cada disciplina, que podem ser cobrados no vestibular da UFSC.

Na Biologia, de acordo com o professor Marcelo Miranda um tema que nunca falha é a Citologia. “O candidato deve ficar atento às funções de cada organela, e as divisões celulares também são importantes, especialmente no que diz respeito aos diferentes filos”, ressalta.

Na História, o professor Luciano Maciel avalia que a UFSC não deve fugir da tendência geral deste ano, de trabalhar questões sociopolíticas. “Os golpes militares na América Latina no meio do século passado, bem como o Golpe Militar no Brasil e a Era Vargas, são fortes candidatos a questões de prova. Em História Geral, a Antiguidade Clássica é uma constante”, lembra.

Em Física, para o professor Áureo Dantas, entre ‘imprevisível’ e ‘uma questão para cada tema’, a prova costuma ser bastante abrangente. “Em termos de apostas para 2018, a ondulatória e seus fenômenos encabeçam a lista. Lembrando que contas aqui podem não salvar a pele, é preciso entender a física, e não a matemática, por trás do enunciado. Vale ficar ligado também em Hidrostática e em conservação de energia”, elenca.

Na Química, as professoras Patrícia Milanez e Mirtes Korting reforçam que, o vestibular da UFSC costuma ser caracterizado por uma ampla abrangência de assuntos. “Eletroquímica e reações redox; equilíbrios químicos envolvendo ácidos, hidrólise e pH; propriedades periódicas dando ênfase para raio atômico e iônico e potencial de ionização; isomeria óptica e forças intermoleculares em compostos orgânicos. Importante também revisar polímeros, fontes de hidrogênio como combustível e artigos sobre biodiesel”, acrescentam.

Por fim, a professora Giovana Uggioni afirma que as doze perguntas de Língua Portuguesa abordam interpretação de texto, Literatura e Gramática. “As questões gramaticais estão relacionadas a trechos dos livros. Vale a pena revisar a diferença entre o ‘que’ como conjunção integrante e pronome relativo, além do uso de pronomes, flexão verbal e as relações que se estabelecem entre as orações em um período composto”, finaliza.




Coopera rodapé
Topo