Colunistas Nicola Gava

Eleison comunale

blank
blank

“Eleição municipal” Depois de dois meses de campanha dos candidatos neovenezianos para o executivo e legislativo da capital mundial da polenta, ontem encerrou esse ciclo eleitoral. Parabéns a todos os candidatos eleitos e não eleitos que dispuseram seus nomes e a trabalhar por propostas voltadas ao nosso município. O meu respeito a todos e ao processo político. O atual prefeito Rogério Frigo foi reeleito a prefeito pelo seu quarto mandato, juntamente com seu vice Elzio Milanez que já foi prefeito de Nova Veneza.  Enio Milanez e a Angela Ghislandi adversários a majoritária trabalharam muito com sua equipe.

Sobre os vereadores atuais somente dois foram reeleitos, não considerando os suplentes. Democracia e soberania devem ser respeitadas dentro dos princípios éticos e legais. Desejamos uma excelente administração para o nosso município. Nascidos em Nova Veneza foram candidatos em vários municípios do país, lembrando que a segunda vereadora mais votada de Criciúma é neoveneziana, Giovana Vito Mondardo é natural do distrito do Caravaggio. Mas é bom lembrar que não precisa ser políticos para contribuir com a nossa/sua cidade. “Avanti tuti cuanti!!!”

Uma storia fata de sogni

blank

“Uma historia feita de sonhos” Um jovem do interior de Nova Veneza para o grande sucesso como empresário em São Paulo, assim foi o sonho do Zauri Coral Candeo que morava próximo ao famoso Morro Redondo, trocou a agricultura para se aventurar na capital Paulista. Ele queria ser mecânico de motores, e começou estudar em casa por correspondências como era muito comum na época, depois, de estudar vinham as provas também por correspondências e depois eram reenviadas pelo correio.

Era 1968 quando Zauri embarcou no ônibus rumo a Criciúma, depois Florianópolis e outro com destino a São Paulo. Uma viagem que na época durava no mínimo dois dias. Mas, não era simples assim sair de casa, pois os pais sempre queriam que os filhos ficassem na roça para administrar a terra. A coragem e o sonho falaram mais alto que a pressão paternal de ficar na agricultura.

Muitas dificuldades para angariar recursos para manter o principio do sonho na maior cidade do Brasil. Mas, seus estudos por correspondências somaram conhecimentos que na pratica logo lhe deu emprego numa retifica de motores, com o passar do tempo colocou sua própria retífica. Com muito trabalho veio o sucesso que lhe transformou num grande empresário do ramo sendo reconhecido até internacionalmente.

Apaixonado por aviação, Zauri sempre pilotou seu próprio avião e helicóptero. Muitas vezes quando viva, vinha visitar sua mãe em Nova Veneza de helicóptero. Na semana passada estive em São Paulo visitando e entrevistando a historia de Zauri que será um capítulo do livro da família do agrimensor imigrante italiano Natale Coral. “Bela storia de vita!!!”

La Piasa del Leon

blank

“A Praça do Leão” Os quatro evangelistas são representados por criaturas: São Marcos por um leão, São Lucas por um touro, São João por uma águia e São Mateus por um homem. Como São Marcos é o padroeiro da região do vêneto e de Veneza no nordeste da Itália, é também o padroeiro de Nova Veneza, tendo o leão em ambas as bandeiras.

Ele é o símbolo maior do domínio vêneto. Nova Veneza vai ganhar uma pequena e charmosa nova praça em propriedade particular, mas, aberta ao publico, denominada de “Piasa del Leon” que na língua vêneta significa Praça do Leão. Aguardem que novidades nesta cultural praça. “Un tochetin dela nostra storia!!!” 

La tedesca neovenesiana

blank

“A bela germânica neoveneziana” Os alemães chegaram a Nova Veneza em 1906, ou seja, quinze anos depois de sua fundação, e povoaram o território onde hoje é o distrito de São Bento Baixo, ao sul do centro de Nova Veneza. De origem germânica Tânia Nuernberg está entre as mais belas neovenezianas. “Guten morgen!!!”

Bon Cunplean Jamile

blank

“Feliz aniversário Jamile” Jamile Fernandes Zanelatto recebendo as felicitações antecipadas da troca de idade que é nesta sexta feira. No registro a aniversariante com a amiga Mari Tiscoski. “Bele otze, bona festa!!!” 

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.