Colunistas

El nome del “Rio Mãe Luzia”

Você sabe por que o Rio Mãe Luzia tem este nome? Até hoje tivemos várias versões extra oficiais sobre a origem do nome deste importante rio  que pertence à bacia hidrográfica do Rio Araranguá. Há dois anos iniciei uma pesquisa sobre a verdadeira origem do nome “Mãe Luzia”.

As buscas de informações foram se aproximando, até quando descobri que uma carta revelava com segurança o nome do rio. Muitas localidades, municípios foram alterados seus nomes, rios também passaram por mudanças de nomes, alguns tinham vários nomes, cada local, vila ou município onde passa tinha suas denominações não oficiais. O nome Rio “Mãe Luzia” foi denominado pelo diretor da “Colônia Nuova Venezia Michelli “Miguel” Napoli em alusão a sua mãe Luigia “Luzia” Pirandello Napoli natural de Palermo na Sicilia, terra onde nasceu o Miguel Napoli.

Em homenagem a mãe e ao rio. Em 1893 quando o italiano Luigi Napoli irmão de Miguel veio visita-lo em ocasião da inauguração oficial da Colônia, retornou para Itália com uma carta de Miguel endereçada a sua mãe Luzia manifestando as homenagens do nome do rio e da filha.

Eram muito comuns essas denominações, a própria colônia tem vários nomes pessoais ou de cidades da Itália. Napoli foi quem denominou o nome de: Nova Veneza, Nova Belluno, Nova Treviso, Jordão e Palermo próximo a serra do Rio do Rastro. Em uma serie de vídeos documentários que estou gravando sobre a imigração italiana do sul catarinense, vou apresentar um especial sobre esse assunto, parte dele será gravado em Palermo na Itália, terra de Luzia.   “Un pecà ze tuto sporco!!!”.

AMISI DELA PAN & VIN


Por sete anos a Confraria Neoveneziana Pan & Vin que estuda enogatronomia e tem ações culturais, sociais e filantrópicas sempre trouxe um, ou mais, amigo convidado especial para cada reunião ordinária. Este ano, um novo formato de reunião.

Ao invés de trazer amigos, a entidade se reúne na casa dos amigos. Na última segunda feira aconteceu a primeira reúno do ano, e foi na casa do empresário Sanciro Ghislandi que recepcionou os confrades em alto estilo, com uma boa conversa, excelentes vinhos                                  e o deliciosa jantar preparado pela sua esposa Mariangela e as filhas Ana Laura e Ângela Mariana Panato Ghislandi. A excelência de ser confrade da Pan & Vin! “Perfeto ze la paroa justa!!!”

BANDIERA DELA IRLANDA


Chegou mais uma bandeira para a minha coleção do mastro “La Patria – Bmnt” da Colonia Del Bauco. A bandeira da República Irlandesa foi presente da amiga e leitora Eduarda Pasini Bortolotto filha da Mirle Bortolotto Pasini de Meleiro.

Eduarda passou três meses na cidade de Dublin na Irlanda fazendo intercâmbio para aperfeiçoar o seu inglês, que é muito importante. “Grasie!!!”

BOCIE DI LEGNO

Sergio Amboni filho do saudoso Purissimo Amboni um dos melhores jogadores de bochas da capital mundial da Polenta. Sergio conserva o jogo de bochas de pau feitas de raiz da madeira sobragi,  umas madeiras mais resistentes da nossa mata atlântica. “Pionba Sergio…!!!”

AUTUNO SCOMINSIA ANCÒ

Na cidade mais italiana do Brasil, a nossa miss Nova Veneza é representada pela beleza germânica de Karini Michels. Ela está avisando que o verão já terminou, pois, hoje começou o outono.  “Grasie Karini!!!”

INPARANDO CON LU

Sou um fascinado pela cultura italiana, mas, vejo que nas línguas trazidas pelos nossos colonizadores imigrantes italianos aos poucos estamos perdendo identidade cultural. O linguístico é um dos elementos mais forte dos vestígios da nosa história.

Não da para escrever no jornal tudo em vêneto, mas, minha proposta são que, os títulos dos artigos desta página são na língua vêneta. Para isso tenho a colaboração nas correções do meu amigo italiano Giovanni Maistrello do município de Nova Vicentina que fica na província de Vicenza na região do vêneto, no nordeste da Itália.  “Grasie Nani!!!”

BON CONPLEAN

Os parabéns vão para o casal Geraldo Amilcar Coral e sua bela Margarete Damiani. Amanhã ela troca de idade, ele no dia vinte e cinco. Segundo as informações a festança vai ser das grandes. “Tanti auguri tozati!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.