Educação se manifesta sobre internet nas escolas de Nova Veneza

Secretário da pasta garante que município tem dado suporte para inscrição de instituições no programa “Educação Conectada”.

Depois do debate iniciado em Nova Veneza pelo vereador Aroldo Frigo Júnior, que na última sessão do Legislativo levantou o assunto de que, atualmente, o poder público não arca com as despesas referentes à internet, impressão e cópias das escolas municipais, o secretário de Educação da cidade, Hériton Sandrini, decidiu se manifestar.

O chefe da pasta argumentou que, em um primeiro momento não falou sobre o assunto, por estar há pouco mais de um mês no cargo e ainda conhecendo todos os programas educacionais disponibilizados pelos Governos Federal e Estadual.

De acordo com o secretário, existe um programa do Governo Federal chamado “Educação Conectada”, que fornece subsídios para o custeio da colocação da internet nas escolas. No entanto, o processo de adesão a essa iniciativa seria bastante burocrático, motivo pelo qual algumas instituições de ensino estariam enfrentando dificuldades para finalizar o cadastro.

“Existem escolas que já conseguiram finalizar esse trâmite há algum tempo e já estão em uso, e outras que ainda não conseguiram, por terem muita dificuldade ou uma direção nova. Estamos no meio de um levantamento, procurando orientar e ajudar todas as escolas, para que obtenham essa internet”, completa.

Sandrini ainda destaca que a pasta está promovendo encontros entre membros de instituições que já conseguiram o benefício e de escolas que ainda estão efetuando o preenchimento da solicitação, para facilitar o processo ao máximo. “Tudo isso está sendo feito, as nossas diretoras estão cientes e a Secretaria de Educação está a disposição para ajudá-las e orientá-las quando necessário”, finaliza.

Por Francine Ferreira