Dum…Dum…Dum… Se foi o 2 0 2 1!

E se foi o 2021… e com mais uma volta do planeta Terra (aquela bolinha azulzinha …por enquanto…)  em sua Estrela (que me desculpem os da Terra plana e a Igreja Católica Medieval que ferrou com o Galileu Galilei e com o Nicolau Copérnico) naquilo que a humanidade convencionou a chamar de ano, fatiamos o tempo que flui único e eternamente constante em pedaços de 365 dias.

Convenção até interessante porque embora os dias sigam seu curso natural se alternando com as noites o fim de ano passa a ideia de um término e de um recomeço onde as energias e principalmente as esperanças são renovadas, novas promessas são feitas e há um, por assim dizer, renascimento no universo interior das pessoas.

Se eu pudesse nomear o ano que se finda eu o chamaria sem dúvida de o Ano da Vacina!

Ver U.T.I.s vazias, centros de atendimentos ao COVID sendo desativados fruto da criação  e  aplicação de uma vacina em tempo recorde é o que se pode chamar de “milagre da ciência” e mesmo com eventuais problemas e dificuldades que isso possa gerar até pelo seu pouco tempo para desenvolvimento a relação “custo–benefício” foi extraordinariamente positiva ( e eu fico aqui, abismado, perplexo, estuporizado… de boca aberta e queixo caído quando vejo pessoas inteligentes e esclarecidas sendo “negacionistas”em relação a esta prática.. respeito é claro a posição destas pessoas, mas entre respeitar e entender…. uma breve constatação que poderia se fazer seria ir em nossos cemitérios e observarmos quantas crianças faleciam num passado recente vitimadas por doenças erradicadas de nosso meio pelas vacinas… raiva, sarampo, tuberculose, paralisia infantil…. são hoje fantasmas que graças a imunização não nos assombram mais e torço muito para que embora sabendo que a luta contra o Corona vírus e suas variantes esteja longe de acabar ela continue vitoriosa… Então se fosse para dar o Prêmio de Destaque do Ano de 2.021 eu daria para o pessoal da Saúde diretamente envolvido nesta árdua luta: Vacinadoras, Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem, Médicos, Agentes da Vigilância Sanitária … vocês foram OS MELHORES!

 E não é que em 2021 … se foi o Trump … se veio o Bidem … O Talibã voltou …  e não é que o Capitão Kirk com 90 anos se foi mesmo para o espaço … O Géio se foi-se, mas se ficou-se… o Moisés quase se foi-se e em uma semana de impitchimado foi para queridinho adorado… E viva o Benicio que fez o “Aqui se fala assim” que frequentemente visito e leio umas três páginas aleatórias que trazem alegria para nossa alma.

E teve Olimpíadas da Rayssa Fadinha Skeitista, da Rebeca da Ginastica, do Ícaro do Surf… e teve Champions do Chelsea, Libertadores do Palmeiras, O Resto todo do Atlético Mineiro, O Caravaggio estreiando e já subindo, O Metro, maravilhoso fora de campo com Escolinhas Murano, Diretoria atuante, Presidente Kristian perfeito e meio encalhado dentro do campo conseguindo perder a LARM para o Turvo … Saiu agora a Classificação revista do Campeonato … LARM  liberou : em  primeiro o Turvo – em segundo o Nazaaaareno … em terceiro o Metrô…  teve a volta dos municipais de futsal e de suíço com finais empolgantes e contando com um recorde de decisões nas penalidades (de sete finais, seis foram para os pênaltis…) e os campeões Riacho da Ponte, Serra Sul, Veneccia e Oahlacrop no Futsal e Riacho da Ponte, Serra Sul e São Bento Baixo no Suiço … teve o Atletismo Neoveneziano   em alta e com participações maravilhosas em todo o Estado.

 Os grandes destaques foram o Caravaggio profissional (todo mundo louco para ver o clássico Caravaggio e Criciúma…vai ser histórico e sensacional) e o nosso Atletismo (bahh… oh…Roberto … tudo bem que o Atletismo ganhou tudo e o teu trabalho foi mágico, digno de todos os elogios, mas também não precisava ganhar o título de Destaque do Campeonato de Suíço – 45 anos… nós da diretoria do Riacho da Ponte queríamos o Moacir, o André, o Gláucio. kkkkk)

E teve a disputa da Câmara de Vereadores X Prefeito que inclusive entre “emendas impositivas pra cá… terrenos carinhos pra lá… muito devolvido … muito gasto… cesta de natal com balinha a mais, balinha a menos… na minha avaliação decorreu mais ou menos dentro da normalidade de uma situação de antagonismo político entre a maioria da Câmara e o Poder  Executivo ( acredito que o importante numa situação destas é que os vereadores legislem e fiscalizem, até com rigor, mas que tenham consciência que o Legislativo não é o Executivo e não procurem “ travar o governo”  e que por sua vez o Prefeito atenda as justas reinvindicações e boas iniciativas dos “ edis” mesmo daqueles da “oposição”. 

Como tenho repetido muitas vezes, Nova Veneza é uma cidade maravilhosa para se morar   fruto do trabalho de sua gente e de seus governantes nas últimas décadas …

E teve o Portal Veneza e o Veneza on Line com muitos só admitindo acessar um dos dois e na verdade acessando ambos….

E teve um Natal lindo… nas ruas e nas praças com o povo já mais livre da pandemia…

E teve amigos queridos e pessoas ilustres que nos deixaram… partiram tantos… Dona Darci, Dona Cleir, Seu Osni, Irmã Inácia (já deve estar cuidando dos anjinhos recém-nascidos lá no céu … O Gilberto Nuermberg (que levou junto sua memória privilegiada e o seu jeito todo especial de contar as “estórias de nossa gente) e a Lara, minha amiguinha, que foi muito apressada, atendendo ao urgente chamado do Alto onde com certeza deve estar ao lado da Luz!

E teve chegadas… como tudo é inicio e fim, também chegaram tantas novas alminhas para continuarem o ciclo evolutivo: chegou a Maya, da Aline e do Diego, a Maria Valentina da Ângela e do Mello (vai ser gremista… nada de Corinthians, Mello!) e a netinha da Suzan …Martina… que nasceu na Itália, mas vai ter uma alminha neoveneziana, com certeza!

E teve meu erro imperdoável na coluna passada onde na relação de cargos da Secretaria de Educação esqueci de mencionar o do Colega colunista Ricardo Mazzorana Albuquerque (huum … com este nome de senador e de carro novo…Hein). Faltou então o Auxiliar Administrativo Escolar que agora incluo…!

Aliás, por tudo o que o Ricardo faz na Secretaria deveríamos iniciar um movimento popular para modificar o nome do cargo no Plano de Cargos e Salários Municipal e passar para algo como:  Coordenador Administrativo Escolar ou Gerente Administrativo Escolar. Pense nisso 2022 …

E teve enchentes… visitas a Marte… terremotos… tragédias…epidemia e guerras…pessoas morrendo de fome … pessoas morrendo por comer muito… gente abrindo a mente para   o diferente, para o novo… pessoas fechando suas consciências e se enclausurando em suas convicções raivosamente esquecendo que não pensar igual não é crime … e teve subornos … propinas…fake News (um milhão delas…) maldade. crimes…dor. desespero..

Mas também teve curas. ressureição …  novos amores…. carinhos….  fraternidade…paixão… amizade… superação… exemplos incríveis…  gente muito boa….

Enfim tudo o que move nosso universo e faz a nossa jornada ser tão assustadora, maravilhosa e desafiante ao mesmo tempo…

Que venha 2022 e que possamos entrar em um novo tempo de melhores vibrações em mais um degrau dos nossos destinos…

Que assim seja!

P. S.: e vai ter Bolsonaro X Lula … que “Jisuis” me ajude!

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!