Duas pessoas são levadas ao hospital após acidente de trânsito em Nova Veneza

Por volta das 7h45 desta quinta-feira, 18, dois veículos que trafegavam no mesmo sentido pela rodovia Valentim Damiani no bairro Picadão em Nova Veneza, se envolveram em uma colisão depois que a condutora de um Nissan Sentra reduziu a velocidade do carro ao se aproximar de uma lombada recém instalada no local. O motorista de um GM Corsa que seguia logo atrás, não conseguiu parar seu veículo a tempo e acabou batendo na traseira do Sentra.

Duas pessoas são levadas ao hospital após acidente de trânsito em Nova Veneza

Com dores na cervical, o motorista do Corsa, um homem, de 78 anos, foi conduzido até o Hospital São Marcos por socorristas do SAMU. Já a mulher, de 43 anos, que dirigia o Sentra, também com dores na cervical e em uma das mãos, foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital São Marcos, porém, ao ser confirmada uma fratura em sua mão ela foi encaminhada ao Hospital São José em Criciúma.

Duas pessoas são levadas ao hospital após acidente de trânsito em Nova Veneza

Nova Lombada

Parentes dos envolvidos no acidente relataram que a nova lombada de borracha instalada pelo município acabou colaborando com a colisão, pois a mesma não estaria de acordo com as normas de trânsito. Apesar de existirem placas informando a existência de uma lombada, não há indicação da velocidade correta no local.

O Portal Veneza entrou em contato com o diretor do Departamento de Trânsito do município, Murilo Gonçalves, que por sua vez defendeu que o equipamento está instalado de forma correta. “Ela é de borracha sólida galvanizada. É um dispositivo redutor de velocidade inovador que a gente instalou ali a título de análise, vai permanecer durante um período, mas ela atende às especificações legais, de tamanho, altura e largura. E então, não procede a alegação de que ela poderia ser o fator causador de um acidente. A verdade é que as placas foram instaladas no período que antecedeu a instalação, num período legal, respeitando o prazo para os condutores irem se habituando de que ali teria esse dispositivo” afirmou.

“Independente de um dispositivo de redução de velocidade estar instalado, se o veículo que vai a minha frente parar, eu tenho que estar a uma distância de segurança que me permita parar. […] E aí eu volto a dizer, independente do que levou o veículo a frente a reduzir a velocidade ou parar, o de trás com certeza faltou atenção, faltou estar na velocidade adequada,” completou Murilo.

Duas pessoas são levadas ao hospital após acidente de trânsito em Nova Veneza

O que diz a norma?

Conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), número 600 de 24  de maio de 2016, o equipamento instalado na rodovia Valentim Damiani atende as medidas da lombada (ondulação transversal Tipo B), ou seja 8 cm de altura por 1,5 m de comprimento, porém, este tipo de equipamento não poderia ser instalado em rodovias,  a não ser que  o Tipo A, de 8 cm de altura por 3,7 m comprimento, não possa ser instalado. Para isso é necessário comprovar a necessidade através de estudo técnico de engenharia de tráfego. 

No caso em questão a obrigatoriedade das placas de velocidade de 60 km/h e 30 km/h antes da lombada também são obrigatórias.

Por que o tipo correto de lombada é importante?

Por ter um comprimento muito superior ao Tipo B, o Tipo A é o correto para rodovias, pois permite ser ultrapassado com segurança com até 30 km/h de velocidade. Já o Tipo B, instalado no local do acidente, permite passar com segurança com velocidade máxima de somente 20 km/h.

E 10 km/h de diferença, muda algo?

Sim, testamos as duas velocidades ao transpor a lombada Tipo B a 30 km/h, isso fez com que o um forte solavanco fosse sentido no interior do veículo, um Ford New Fiesta, fazendo que ele desligasse e acendesse alertas no painel.

Segurança da rodovia

A segurança na rodovia Valentim Damiani tem sido uma preocupação recorrente, com o local do acidente sendo conhecido pelo excesso de velocidade. A instalação da lombada nesse trecho foi um pedido dos moradores, devido aos diversos acidentes graves que já foram registrados, inclusive a poucos metros dali, no cruzamento entre a rodovia e a Giácomo Destro.