Por Francine Ferreira

Procura por profissionais que atuem na área tem aumentado cada vez mais.  

Há alguns anos, vem crescendo a procura de gestantes pelo suporte oferecido pelas doulas durante o período da gestação. Sua principal função é servir e informar a mulher grávida durante todo o processo de trabalho de parto, dando a essa nova mãe apoio e suporte emocional, psicológico e físico, bem como oferecendo conforto, encorajamento, tranquilidade e muita informação de toda a transformação que a situação exige.

Atuando na Tríade Pilates e Fisioterapia, Kelen Gava Duminelli é um exemplo de fisioterapeuta pélvica, doula e consultora em amamentação, e garante que a doula está presente desde a gestação, até o puerpério, informando e dando total suporte para a nova família que está sendo construída, explicando com detalhes o parto, pós parto e cuidados com o bebê.

“Hoje os partos acontecem em ambiente hospitalares, com uma equipe totalmente técnica. A doula, com sua presença continua com a parturiente, consegue diminuir o medo, a ansiedade e a dor da gestante, trazendo um conforto emocional e o encorajamento para esse momento tão desejado que é o parto. A doula trabalha com massagem, óleos essenciais, técnicas de respiração, banhos, sugestões de posturas e movimentos que diminuem a dor e até mesmo o tempo do trabalho de parto”, explica.

Para a profissional, atualmente a humanização da assistência ao parto e ao nascimento tem sido uma preocupação constante, e as gestantes cada vez mais bem informadas estão procurando estar em ambientes mais humanizados para trazer ao mundo seus filhos. “A doula tem sido procurada por ter como maior objetivo encorajar essa parturiente no trabalho de parto”, completa Kelen.

Ambulatório em amamentação

Neste cenário, a doula ressalta que, recentemente, o primeiro ambulatório em amamentação da região foi aberto. “Ali atendemos as recém mamães que estão com dificuldades ao amamentar ou querem tirar alguma dúvida ou orientação. Em caso de necessidade, aplicamos o laser para traumas mamilares (fissuras, escoriações ou erosões)”, acrescenta.

A consultoria em amamentação, de acordo com Kelen, já é um pouco mais diferenciada. “Pois atende a domicílio, podendo ser antes ou após o parto, levando todas as informações necessária para essa família e principalmente para a mamãe, quanto a importância do aleitamento materno, técnicas para uma pega correta do bebê, armazenamento do leite materno, entre outras”, finaliza.

A Tríade Pilates e Fisioterapia – Unidade Centro, está localizada na Rua Antônio de Lucca, nº 148 – Ed Dueville, sala 105, em Criciúma. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (48) 9 9994-0088 ou @tríadepilatesefisioterapia/@kelenduminelli.