A Diocese de Criciúma promove, nesta terça-feira, dia 23, no auditório Jayme Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o lançamento e a pré-venda do livro sobre os seus 25 anos de história. O evento contará com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, religiosos, lideranças, leigos, autoridades civis e políticas. O encontro faz parte da programação do Ano Jubilar Missionário, por ocasião do Jubileu de Prata dessa Igreja Particular.
O livro “25 anos da Diocese de Criciúma: memórias e perspectivas” é um projeto lançado pelo bispo que contou com a supervisão do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jonas Emerim Velho. A organização da obra comemorativa foi realizada por Maria Inês Conti Victor e Tânia Regina de Souza Antunes, com a colaboração de Eliane Gonçalves Martins, Otávio Aparecido Feltrin e Raphael Novaresi Leopoldo. A revisão foi um trabalho de Ivanir Pasetto Gava, e as fotografias de Bibiana Pignatel Baesso, Morgana Rosso e Tiago de Souza Clezar. Todo o material foi diagramado por Marcos Tramontin Serafim.
No Prefácio, Dom Jacinto pontua que todos os fiéis católicos da Diocese de Criciúma devem se sentir representados e que cada batizado é uma pedra viva nessa construção. “A história é feita por muitas mãos, com corações desejosos de sempre acertar. Pedimos que todos que lerem estas páginas, e olharem estas imagens, tenham sentimentos de gratidão a Deus, e alegria em fazer parte desta história de 25 anos. História que continuará a ser escrita pelas próximas gerações”.
A edição comemorativa conta ainda, em suas quase 100 páginas, a história marcada por desafios com a chegada do primeiro bispo, Dom Paulo Antônio de Conto, a devoção ao padroeiro São José, a caminhada de evangelização e a apresentação de todas as paróquias e de todo o clero diocesano. O lançamento do livro, que em breve estará disponível em todas as paróquias do território diocesano, conta também com o apoio do projeto Cultura Acic.